Cassiano Arruda Câmara

Fruticultura do RN interessa aos grandes

A safra de melão, carro-chefe da fruticultura irrigada no RN, está indo tão bem que começa a interessar investidores além do agro.

Tem um grupo estudando a compra de navios, para levar nossas frutas para portos europeus. Negócio de cachorro grande, com a compra de navio, um bi para começar.

Evidentemente, que é algo tão grande que se tornou um assunto sobre o qual ninguém conversa.

Projeto Victoria é a maior esperança do nosso tênis

“A grande promessa do tênis nacional”, é potiguar, e tem, apenas 13 anos de idade’.

Ela conta com o ex-técnico de Serena Williams e o apoio financeiro do bilionário Jorge Paulo Lemann (AMBEV), que já foi tenista profissional, jogando no Brasil e na Suíça.

Victoria Barros ainda é pré-juvenil e vem chamando a atenção por conseguir aparecer na fase anterior, entre a infância e a adolescência. A atual temporada tem tudo para marcar um divisor de águas na carreira da natalense que mudou-se para Nice, França, onde fica a academia do treinador Patrick Mouratoglou. A história de Victoria mereceu uma página de reportagem d’ O Estado de S. Paulo.

A mudança para a Europa antecipa, que, este ano seja decisivo para a carreira de Victoria que já tinha disputado torneios de nível ITF, que já conta com profissionais, muitas vezes tendo de enfrentar adversários de 17 e 18 anos de idade, e com frequência tem saído da quadra com resultado positivo.

RN tem mais uma fruta na sua pauta

Nosso Rio Grande do Norte acrescenta mais uma fruta nobre na sua pauta de exportações: Mamão (Carica Papaya). O Governo do Chile deu sinal verde para a importação de mamão, em resposta à consulta que foi feita pela Superintendência Federal de Agricultura com respostas positivas a todas as exigências fitossanitárias, incluindo o monitoramento das moscas das frutas.

O RN já dispõe de acordos para exportação de frutas firmados com a União Europeia. China, Estados Unidos, Argentina Holanda, Portugal, Dubai, Itália, Egito e Chile.

Os maiores produtores de mamão no Brasil são os Estados do Espírito Santo (902 mil toneladas), Bahia (630 mil toneladas), Rio Grande do Norte (106 mil toneladas) e Ceará (100 mil toneladas). O Espírito Santo responde por 50% do total das exportações brasileiras. No RN, existe um nome de peso no segmento, a Calimã Agrícola. A empresa capixaba, está presente nos municípios de Macaíba (processamento) e Touros (área de produção).

Futuro do camarão no RN cobra nova fronteira

Tendo perdido a liderança na produção de camarão do Brasil, para o Ceará, a permanência da atividade começa a exigir uma nova fronteira para a sua área de produção no RN. E a FENACAM (Feira Nacional do Camarão) pode se transformar no fórum de discussão desta matéria. Estudos identificaram área para um projeto de “interiorização” do camarão com a agregação de nova bacias hídricas, já identificadas e que podem atrair investimentos no setor.
Se potiguar, significa comedor de camarão, esse apetite só será atendido com a incorporação de novas áreas.

Petrobras tem licençada Margem Equatorial

A Petrobras, finalmente, recebeu a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para perfuração de poço exploratório em águas profundas da Bacia Potiguar.

A perfuração está prevista para ser iniciada nas próximas semanas. O poço será perfurado a 52 km da costa. Nesse quadro se vê a quantidade de pessoas e recursos materiais mobilizados para a aprovação da licença
A Bacia Potiguar abrange porções marítimas dos estados do Rio do Grande do Norte e do Ceará e é parte da chamada Margem Equatorial brasileira, que se estende entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte.

Descobertas recentes anunciadas em regiões contínuas a essas fronteiras, especialmente nos vizinhos Guiana e Suriname, indicam relevante potencial da Margem Equatorial brasileira.

O projeto de avaliação da descoberta de Pitu, na Bacia Potiguar, está previsto no atual Plano Estratégico da Petrobras, para o período entre 2023 e 2027. A companhia pretende perfurar 16 poços exploratórios na Margem Equatorial.

Natal presta homenagem ao padre que cuidou da periferia

Natal homenageia, neste domingo, o padre Thiago Thiesen, com a inauguração do seu busto, na Igreja de Santa Cruz, em Igapó, na véspera do seu aniversário natalício.

Belga de nascimento, aceitou um convite de d. Nivaldo Monte para realizar um programa de evangelização no RN, a quem dedicou 50 anos de vida, atuando na periferia de Natal

O belga que aceitou o desafio de evangelizar uma parcela numerosa da população da capital potiguar, viveu até os 89 anos, dos quais mais de 50, servindo ao natalense, que podem ser resumidos na construção de 43 igrejas, 34 jardins de infância, 11 ambulatórios médicos e 18 clubes de mães.

Bombeiros cassam a licença do shopping

Por considerar que “o imóvel não possui os dispositivos mínimos de prevenção e combate a incêndio e pânico”, o Corpo de Bombeiros tornou pública a cassação do auto de vistoria do Shopping Center Cidade Jardim, na av. Roberto Freire, que funciona há mais de 20 anos.

Foi dado um prazo à empresa, que está sendo cumprido, para se regularizar as falhas apontadas, com o shopping funcionando.

Exemplo da ditadura ensina a democracia com a música

A Escola de Música da Universidade está tendo a coragem de dizer que foi buscar no governo dos militares inspiração para lançar um novo programa: “Memória da Música, música e educação de resistência”. O objetivo é levantar uma abordagem moderna sobre o assunto em escolas públicas e privadas, assim como promover a valorização da luta pela democracia em regimes ditatoriais.

Nesse sentido, a iniciativa une música, educação e história ao realizar apresentações para alcançar outras pessoas. O projeto, além de ser um meio de expor a importância da resistência, também usa a produção musical do cancioneiro popular brasileiro para divulgar o trabalho dos participantes. Assim, o grupo pretende despertar a discussão em torno das questões do valor da democracia e o motivo pelo qual deve ser evitada a ascensão de projetos políticos voltados à censura no campo artístico.

Governo e empresários empatam na busca de remédio para a crise

Quem se der ao trabalho de ler o noticiário dos jornais sobre a questão financeira do governo do RN vai chegar à conclusão que só existe um remédio para todos os males: Imposto.

Do mesmo jeito que o Governo quer se preparar para o próximo ano com o aumento de imposto, o contribuinte tem o mesmo entendimento.

No meio de uma crise, os comerciantes da Cidade Alta revelaram seu objetivo: Imposto. Eles acreditam que isenção do ISS e IPTU vai resolver a crise que estão vivendo. Os dois lados parecem ter razão ao empatar na falta de criatividade para superar problemas comuns.

MI-MI-MI

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Tribuna do Norte

Supermercado Recreio