A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o resgate de brasileiros no Líbano deve decolar neste sábado (5) de Lisboa, em Portugal, em direção a Beirute.
![]()

![]()
De acordo com nota divulgada pelo governo federal, os passageiros incluídos no voo estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto da capital libanesa.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação para voos da companhia libanesa Middle East Airlines”, diz a nota, assinada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, além da Força Aérea Brasileira (FAB).
O Apodi empatou por 1 a 1 com o Yeesco na manhã deste sábado, no primeiro confronto das semifinais do Campeonato Brasileiro de Futsal. A partida foi disputada na Arena Clube Comercial, na cidade de Passo Fundo (RS).
O time potiguar saiu na frente com gol de Batatinha, com assistência de André Nem. Canabarro empatou ainda no primeiro tempo, em chute que desviou na defesa do Apodi.
O jogo da volta está marcado para o dia 26 de outubro, às 10h, no ginásio Pedro Ciarlini, em Mossoró.
“Eu nem imaginava que a gente fosse fazer a segunda edição, pra ser bem sincero”. Esse era o prognóstico do idealizador e diretor do Música Alimento da Alma (Mada), Jomardo Jomas, no fim dos anos 1990, quando tentava engrenar o ainda iniciante festival em Natal, sem nenhum apoio. Em 2024, o evento completa 26 anos de vida consolidado no calendário e se permitindo transitar do rock ao samba e do rap ao tecnobrega.
Sobreviver durante todo esse tempo, resume Jomardo, só foi possível fazendo as coisas “na força do amor…e com um ódio de vez em quando”, brinca.
O Festival Música Alimento da Alma acontece nos dias 18 e 19 de outubro, na Arena das Dunas, em Natal. Mais de 25 atrações foram anunciadas.
A edição 2025 da Meia Maratona do Sol já tem data marcada para acontecer: 20 e 21 de setembro. A organização promete uma série de inovações para elevar ainda mais o nível de competitividade e proporcionar uma experiência inesquecível para todos os participantes. A Expo Meia do Sol também está confirmada para o período de 18 a 21 de setembro.
O evento seguirá o formato de 2024, desde a manutenção da Arena das Dunas como espaço para todas as ações e provas, até a manutenção dos percursos.
A HC Sports, organizadora da Meia do Sol, garantiu que fará ajustes nos horários das provas e a implementação do sistema de largada em ondas, para aumentar a fluidez da prova. Os percursos de 21 km, 10 km e 5 km serão iniciados em blocos, evitando a concentração de corredores em um único momento, o que facilita a saída, especialmente em locais mais estreitos, pensando sempre em proporcionar uma experiência de corrida mais organizada e segura para todos os corredores.
O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte apontou que os 33 trechos analisados pelo Programa Água Azul na Grande Natal estão próprios para banho. O estudo foi divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) nesta sexta-feira (4).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Foram coletadas e classificadas amostras de água em pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Natal, Extremoz, Parnamirim e Nísia Floresta.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou, em decisão desta sexta-feira (4), que o X realizou o depósito dos R$ 28,6 milhões em multas devidas à Justiça em uma conta incorreta. Moraes determinou a regularização do pagamento para que a rede social X possa voltar a operar no Brasil.
Mais cedo, a empresa informou ao Supremo que a multa havia sido paga e pediu o desbloqueio da plataforma, que está suspensa desde 30 de agosto.
Na decisão, Moraes disse que o valor foi depositado em uma conta da Caixa, mas deveria ter sido enviado para uma conta judicial no Banco do Brasil.

A rede social X informou nesta sexta-feira (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que pagou a multa de R$ 28,6 milhões para voltar a operar no Brasil.
Na mesma petição, que foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, a empresa solicitou o desbloqueio da plataforma.
Após receber o documento, Moraes determinou à Secretaria Judiciária do STF que certifique o pagamento da multa. Em seguida, o ministro deve avaliar o pedido de desbloqueio.
A Operação Raízes de Cedro, que vai repatriar brasileiros que estão no Líbano, será adiada. Inicialmente, a volta de 220 cidadãos começaria nesta sexta-feira (4), mas por falta de segurança para transportar essas pessoas até o aeroporto, a operação não ocorrerá.
“Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje. Novas informações sobre o voo serão prestadas ao longo do dia”, informou nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Na madrugada de hoje, pelo menos um ataque israelense atingiu as proximidades do perímetro do aeroporto internacional de Beirute, de acordo com uma fonte do Ministério dos Transportes e Obras Públicas do Líbano.

O custo da cesta básica em Natal caiu 0,30% no mês de setembro, mas foi o segundo maior entre as seis capitais do Nordeste que estão na pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgada nesta sexta-feira (4).
A cesta básica em Natal teve um custo médio de R$ 554 no mês de setembro, ficando atrás apenas de Fortaleza (R$ 615,92). A capitais do Nordeste que não constam na pesquisa são: Maceió, São Luís e Teresina.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, disse na quinta-feira, 3, que não há indícios de colisão de pássaros com o avião presidencial. A aeronave teve uma pane técnica logo após a decolagem na última terça-feira, 1º, no México.
“Nós não descartamos a hipótese de ter uma ingestão de pássaro. A aeronave tinha acabado de recolher o trem de pouso em uma altitude que pode ter ingestão de pássaro, mas não temos nenhuma indicação. Não há sangue, não há penas, não há nada que ainda tenhamos identificado. Ao abrirmos o motor, pode surgir. Mas estamos aguardando o relatório preliminar”, disse o comandante.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi destacado para investigar as causas exatas do incidente.
Jessyanne Bezerra
Repórter
Faltando poucos dias para a vistoria da FIFA, que ocorrerá na próxima quarta-feira (9) e irá avaliar a candidatura de Natal como cidade-sede da Copa do Mundo Feminina 2027, o secretário de Esportes e Lazer (SEL), Cézar Nunes, esclareceu como será as etapas da seletiva para o mundial. Em entrevista exclusiva para a TRIBUNA DO NORTE, o secretário avaliou que a capital vive um bom momento e que está tudo pronto para o início da FIFA.
O resultado das etapas das vistoria da FIFA estão previstas para serem divulgada entre janeiro e março do próximo ano, revelou Cézar Nunes. “Das vistorias, sai o resultado só no final, no final de todas elas. A perspectiva é que seja aí entre janeiro a março, mais ou menos, do próximo ano que sai a lista definitiva. Essa é a nossa perspectiva”, explicou o secretário.
Goleiro com passagem pelo América, Daniel Guimarães morreu nesta sexta-feira (4), aos 37 anos, vítima de um câncer, identificado pelos médicos na região do retroperitônio em 2021. No mesmo ano, ele havia interrompido a carreira para realizar o tratamento contra a doença.
O arqueiro, que deixa a esposa Carol e os filhos Davi e Clara, iniciou sua carreira no América-MG, em 2006. Desde então, acumulou passagens por América-RN, Red Bull Bragantino e Ponte Preta, clube pelo qual jogou em 2013.
Após o início do tratamento contra o câncer, Daniel Guimarães voltou aos gramados e atuou pelo Nacional, de Portugal. Porém encerrou sua passagem pelo clube para novamente cuidar de sua saúde. O clube português lamentou a morte do atleta em nota publicada por meio das redes sociais.
Emiliano Queiroz como Dirceu Borboleta em ‘O Bem-Amado’ | Foto: Acervo Estadão e Foto: Divulgação/TV Globo
O ator Emiliano Queiroz morreu nesta sexta-feira, 4, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ele atuou em mais de 40 novelas e foi mais conhecido pelo papel de Dirceu Borboleta em O Bem-Amado (1973), adaptação do clássico de Dias Gomes.
Queiroz passou 10 dias internado na Clínica São Vicente da Gávea, na zona sul do Rio, por ter colocado três stents no coração. Na quinta-feira, 3, ele teve alta médica e foi para casa.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou uma Medida Provisória que cria no Brasil o chamado imposto mínimo global. O objetivo da nova tributação é garantir uma tributação mínima efetiva de 15% sobre os lucros de empresas multinacionais.
A MP foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) desta quinta-feira (03). A nova tributação faz parte da estratégia do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de aumentar a arrecadação e proteger o Brasil contra a chamada erosão da base tributária provocada por mecanismos usados pelas empresas para pagar menos impostos.
Cerca de 12 mil agentes de segurança foram escalados para trabalhar no Rio Grande do Norte durante as eleições municipais do próximo domingo (6), segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed).
O anúncio da operação especial para a eleição foi feito pela pasta em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (4). Os agentes vão atuar nas ruas e espalhados pelos 1.524 locais de votação do estado.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Jessyanne Bezerra
Repórter
Candidata a sede da Copa do Mundo Feminina 2027, Natal ainda não tem data para receber os amistosos da Seleção Feminina de Futebol. A informação foi dada com exclusividade para a TRIBUNA DO NORTE, em entrevista com o secretário de Esportes e Lazer, Cézar Nunes, que afirmou que a capital está incluída no cronograma e aguarda data da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em julho deste ano, a Governadora Fátima Bezerra anunciou que Natal iria receber um jogo amistoso da Seleção Feminina em outubro. A informação foi divulgada após o presidente da CBF, Edinaldo Rodrigues, incluir a capital potiguar no cronograma. Posteriormente, em nova publicação, a governadora indicou que a partida iria acontecer em novembro.
Jessyanne Bezerra
Repórter
Criadora do projeto Desenvolvimento Feminino (@df_futebol_feminino), a treinadora de futebol Denise Fernandes publicou uma nota de repúdio a publicação da Governadora Fátima Bezerra em que cita seu projeto social como ação do Governo do RN. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, a técnica afirmou que ceder um campo e uma bola não faz o projeto ser do Governo do RN e que irá encerrar a parceria. Procurada, a Secretaria de Esportes e Lazer esclareceu que a publicação foi uma “falha” e que já foi corrigida.
Originalmente, no texto da publicação, a governadora anuncia o investimento de R$ 150 mil para o Campeonato Estadual Feminino e afirma “seguimos com o projeto que promove o futebol feminino no RN, impactando mais de 40 meninas em treinamento semanado no Centro Administrativo”. A fala gerou revolta na treinadora Denise Fernandes que respondeu que ceder um campo e uma bola não faz o projeto ser do Governo do RN. A técnica ainda explica que estavam usando o projeto para benefício próprio e que a publicação expos como foi deixada de lado nas reuniões e ações em que o Desenvolvimento Feminino foi citado.

O treinador da Seleção Brasileira Feminina, Arthur Elias, convocou 26 jogadoras para os dois amistosos contra a Colômbia, que acontecerão nos dias 26 e 28 de outubro, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
A potiguar Priscila, que recentemente se transferiu do Internacional para o América do México, está entre as selecionadas por Arthur Elias para os dois próximos compromissos do Brasil contra as colombianas.
Confira a lista completa
O primeiro turno das eleições de 2024 está marcado para este domingo (6). Serão eleitos prefeitos e vereadores. Nas cidades onde houver segundo turno, o pleito está marcado para 27 de outubro.
O voto é facultativo para os analfabetos, quem tem entre 16 e 18 anos e mais de 70 anos. Para quem tem entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório. Para quem tem o voto facultativo, não há necessidade de justificar a ausência, nem sanção por não comparecer no dia da votação.
Para votar é preciso apresentar o título ou um documento com foto.
A Prefeitura de Natal decidiu incluir a área da Praia da Redinha, Zona Norte da cidade, na situação de emergência decretada no dia 20 de setembro para a Praia de Ponta Negra e Via Costeira. Medidas preventivas e emergenciais deverão ser adotadas por causa dos estragos causados pela força da maré na orla.
De acordo com a Defesa Civil de Natal, onze quiosques estão com risco de colapso. A decisão sobre a inclusão da praia no decreto foi publicada na edição de quinta-feira (3) do Diário Oficial do Município.
As equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Infraestrutura (Seinfra) deverao avaliando as medidas a serem tomadas pelo poder público.