O Mr. Olympia, competição mais importante do fisiculturismo mundial, chega a sua 60ª edição neste ano. Marcado para acontecer entre os dias 10 e 13 de outubro em Las Vegas, nos Estados Unidos, o torneio reúne todos os anos os maiores nomes da modalidade. Dentre eles, estão 49 brasileiros e brasileiras, que competem em 10 das 11 categorias existentes.
Considerado uma potência no esporte, o Brasil vai aos Estados Unidos com atletas como Francielle Mattos, atual campeã da Wellness Olympia, e Isabelle Nunes, vice-campeã da mesma categoria. Entre os homens, Ramon Dino chega como o principal fisiculturista do País. Foi ele quem ficou, no ano passado, na segunda colocação da categoria Classic Physique.
Ao todo, 30 homens e 19 mulheres representam o Brasil nesta edição. O número é recorde: nunca antes tantos brasileiros participaram da competição. Em 2023, foram 33 participantes. A marca mostra como o País tem, cada vez mais, consolidado-se como grande figura neste esporte.
Os brasileiros no Mr. Olympia 2024
Mr. Olympia
Principal categoria do evento, o Mr. Olympia tem critérios de avaliação como o tamanho, definição e proporção muscular e apresentação geral, além das poses individuais. Esta categoria não possui limite de peso. Nesta edição, o Brasil tem dois representantes:
212 Olympia
Nesta categoria, há limite de peso. Os competidores não devem ultrapassar o peso máximo de 96 kg (ou 212 libras). É comum que os participantes da 212 Olympia sejam mais baixos, o que ajuda a manter a simetria muscular. São quatro brasileiros na lista de classificados:
Classic Physique Olympia
É a categoria com mais brasileiros nesta edição. Nela, o corpo mais próximo do visto no fisiculturismo clássico é valorizado. Por isso, critérios como simetria e proporção ganham ainda mais peso. Em 2023, Ramon Dino foi o segundo colocado nesta categoria. Agora, ele e outros 11 brasileiros competem pela primeira colocação.
Men’s Physique
Com menos foco em volume muscular, esta categoria valoriza corpos atléticos. Os competidores costumam possuir um físico mais esguio. A segunda categoria desta edição com mais brasileiros, são 11 os que representarão o País.
Mrs. Olympia
Figure Olympia
Nesta categoria são avaliados principalmente, diferente da Wellness, o desenvolvimento muscular e o condicionamento da parte superior do corpo, que deve ser como um Y. O Brasil só tem uma representante no Figure.
Bikini Olympia
As quatro brasileiras que participarão desta categoria serão julgadas pela proporcionalidade entre seus músculos superiores e inferiores. Critérios como sutileza e presença de palco também contam.
Women’s Physique Olympia
No Physique, as mulheres precisam ter um corpo mais musculoso do que na Figure, mas ainda menos do que na categoria principal. Tanto os músculos superiores quanto inferiores são desenvolvidos. O Brasil possui duas participantes.
Wellness Olympia
Nesta categoria, o foco está no volume muscular da parte inferior do corpo — ainda que músculos de outras partes do corpo também sejam desenvolvidos. É a categoria feminina com mais brasileiras disputando: 10 das 19 que estarão em Las Vegas competem na Wellness Olympia. Na última edição, a brasileira Franciele Mattos foi a campeã, enquanto a sua compatriota Isabelle Nunes ficou com o segundo lugar.
Estadão
Tribuna do Norte