Um café da manhã precisa ter primordialmente proteínas, carboidratos, vitaminas e fibras. E uma opção sem açúcar que reúne tudo isso é o mingau de aveia com banana, leite, whey proteico e canela. A receita, que ajuda na saciedade e na digestão, está detalhada no fim da reportagem.

Abaixo, veja quais as vantagens de cada ingrediente:

🥣Aveia

Considerada um alimento versátil por nutricionistas, a aveia contém beta-glucana, que é a fibra responsável por reduzir o colesterol ruim (LDL).

“Ela é muito boa para pessoas que têm pré-disponibilidade para colesterol alterado, triglicérides, problemas de saciedade, níveis de açúcar no sangue elevados e problema intestinal”, explica a nutricionista e gastróloga Gabriela Cilla.

Além disso, a aveia é um grão com sabor geralmente aceito por diferentes paladares. E com o acréscimo do leite, ela fica hidratada e forma um amido para promover saciedade.

🍌Banana

Sem açúcar artificial, o mingau é adoçado com banana, que tem potássio e triptofano.

  • O potássio promove o relaxamento dos músculos – incluindo cardíaco – e evita cãibras. Ele também traz benefícios para pressão arterial, saúde óssea e função nervosa.
  • Já o triptofano é um aminoácido que atravessa a barreira hematoencefálica do nosso cérebro e causa relaxamento, além de auxiliar no processo de recuperação muscular e mental. Ele faz parte da cascata de neurotransmissores e moduladores da melatonina. Quando ingerido à noite, melhora a qualidade do sono, explica Cilla.

🥛Leite e whey

A proteína necessária na refeição é garantida por meio do leite e do whey. E a receita pode ser adaptada, incluindo castanha, a depender do gosto.

🌰Canela

Já a canela pode ser colocada na finalização do prato, depois do aquecimento, para ajudar na diminuição de gases e da sensação de estufamento. Ela é indicada principalmente para quem tem dificuldade de digerir a aveia.

Receita de mingau de aveia com banana:

Cilla comenta que o mingau pode ser ingerido no café da manhã ou na ceia da noite, antes de dormir. Por causa da alta quantidade de fibras, pode favorecer a produção de neurotransmissores (como serotonina e dopamina).

Modo de preparo:

  • ♨️Pré-aqueça o forno em 180ºC enquanto prepara o mingau.
  • Basta misturar tudo já no refratário que vai ao forno.
  • Asse por 15 a 20 min.
  • Sirva quente e guarde o restante na geladeira (por até 4 dias)

g1

Supermercado Recreio