Inteligência artificial, liderança, luxo e comportamento de consumo foram alguns dos temas que permearam as plenárias no segundo dia da Retail’s Big Show 2024, maior evento de varejo do mundo, em Nova York, Estados Unidos, realizado pela da NRF (National Retail Federation). O segundo dia trouxe nomes como Earvin Magic Johnson, lenda do basquete norte-americano; Edward W. Stack, da Dick’s Sporting Goods, e Lee Peterson, da WD Partners. Este último apresentou pesquisa feita com cerca de 2,5 mil consumidores norte-americanos sobre o futuro da loja física. Houve ainda plenárias sobre varejo de luxo e gestão.
Mais conhecido pela sua carreira como basquetebolista na National Basketball Association (NBA), Magic Johnson, chamou atenção pela forma empática, criativa e divertida de como conduziu a palestra. Se aproximou do público, interagiu e deixou para os executivos do varejo uma mensagem que ressalta a mentalidade de ter atitude, disciplina, foco e acreditar que as coisas darão certo. Ao apresentar o conteúdo, abordou suas experiências de vida, de empreendedor e de líder.
A lenda do basquete norte-americano, reforçou a importância de ter mentores ao seu lado, de se manter firme ao seu propósito e ter a responsabilidade para que os planos traçados deem certo. Magic relatou que a dificuldade no mundo dos negócios e do esporte não é de chegar no topo do sucesso, de ser o número 1 no que você faz, mas sim de permanecer naquela posição. O ex-jogador também falou que para alcançar o sucesso, é preciso “contratar as pessoas corretas, com a mentalidade correta”.
Magic disse que é preciso possuir uma estratégia sólida, tendo os funcionários corretos para executar a visão estabelecida. Segundo ele, “é preciso aceitar a crítica e crescer com elas sem excesso de emoção”. Hoje, empresário e comentarista esportivo norte-americano, Magic Johson destacou também em seu discurso que é preciso saber ler um cenário em que você está com números relevantes para poder “tomar decisões corretas e assim conseguir chegar ao topo do sucesso e se manter nele”. O ex-jogador é proprietário das Empresas Magic Johnson, com investimentos no esporte.
Outro assunto de peso na NRF foi o uso da Inteligência Artificial. Para além do plano das ideias e inovações, a edição discute cases de empresas e sua aplicabilidade no varejo e indústria. De maneira unânime, os palestrantes destacaram a necessidade de investir em IA e, alguns especialistas chegaram a afirmar que cada um vai ter sua inteligência artificial, e que a ferramenta deve ser usada de maneira ética e empática, para que possa de fato aproximar, no casos do varejo, o lojista do consumidor. Isso, segundo os palestrantes, pode ser potencializado com a integração da IA e os sistemas CRMs das empresas.
Economia circular
A economia circular foi outro tema forte desse segundo dia de evento. Vários cases foram apresentados de governos que estão dando incentivos à população para que ela conserte ou faça um reparos em peças para reutilização. Algumas lojas, destacaram especialistas, estão garantindo valor de recompra nas mercadorias usadas, dependendo do bom estado de conversação. De acordo com os especialistas, o mundo está saindo de um consumo linear para um consumo circular, e os empresários precisam estar atentos a essa tendência.
A feira reúne cerca de 40 mil visitantes de todo o mundo, sendo 2,5 mil do Brasil – entre eles, uma comitiva de empresários e dirigentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Natal) e do Sebrae-RN.
Tribuna do Norte