Com desfalques e incertezas no ataque, Dorival Júnior já tem o nome para ocupar a função de camisa 9 na seleção brasileira. Na partida contra o Chile, na quinta-feira, em Santiago, a seleção brasileira terá Igor Jesus como centroavante, na primeira convocação do jogador do Botafogo para defender a equipe nacional. O treinador confirmou a informação nesta quarta-feira, em entrevista coletiva.
Igor Jesus foi escolhido por ter características semelhantes à de Pedro, que, segundo Dorival, seria o titular nesta Data Fifa, mas não foi convocado por estar machucado. “Nunca abrimos mão da ideia de ter um atacante de ofício que não seja um atacante que saísse da área. É a característica do Igor e é a do Pedro. Eles saem do momento adequado e estão presentes no momento de finalizar”, afirmou o treinador.
Sem Neymar há um ano e agora sem Vinícius Júnior, com uma lesão cervical, Dorival quebra a cabeça para montar a seleção no momento em que, mais do que convencer, o Brasil precisa vencer. Além do ataque, o time teve cinco cortes na atual convocação do treinador, que, além do astro do Real Madrid, não pôde contar com o goleiro Alisson, os zagueiros Bremer e Éder Militão e o lateral-esquerdo Guilherme Arana.
O nome de Igor Jesus já era observado por Dorival e Rodrigo Caetano. Aos 23 anos, ele foi contratado pelo Botafogo na janela de transferências do meio do ano, sem custos. Ele estava no Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e havia marcados 16 gols nesta temporada. Pelo clube carioca, desde que chegou, já foram sete gols.
Antes mesmo de estrear, Igor Jesus recebeu uma proposta de contrato, mas o Botafogo optou por segurá-lo. A área de scout do clube já via a possibilidade de o atacante ser convocado para defender a seleção brasileira em um futuro breve. “Vocês estão conhecendo mais, mas já tivemos a oportunidade de enfrentá-lo há alguns anos. Chamava muita atenção jogando pelo Coritiba”, disse o treinador após a convocação.
Igor Jesus, natural de Cuiabá, no Mato Grosso, começou a carreira no Coritiba. Em 2019, estreou na equipe profissional do clube paranaense. Em pouco mais de um ano, disputou 57 partidas pelo clube – que foram destacadas pelo treinador da seleção brasileira quando convocou o jogador.
A venda aos Emirados Árabes Unidos rendeu cerca de US$ 2 milhões Em sua passagem pelo mundo árabe, disputou 91 partidas e marcou 47 gols em quatro anos ao longo do período no Oriente Médio. Após cinco anos, optou por não renovar o vínculo, retornar ao Brasil e assinar o pré-contrato com o Botafogo. Estreou no clube alvinegro em julho, contra o Internacional, pelo Brasileirão.
Como está?
1 – O Brasil é o quinto colocado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
2 – Dos 10 países, os seis primeiros estão garantidos no torneio mundial, enquanto o sétimo disputa uma repescagem.
3 – A seleção tem 10 pontos em oito jogos. Foram três vitórias, um empate e quatro derrotas até aqui.
4 – A primeira colocada é Argentina, com 18 pontos, em seguida vem Colômbia, com 16 pontos, Uruguai, com 15 pontos e Equador, com 11 pontos. Logo atrás do Brasil, fechando o G-6, está a Venezuela, com os mesmos 10 pontos. O Paraguai é o sétimo, com nove.
5 – Jogos:
Chile x Brasil, às 21h, no dia 10 de outubro (9ª rodada)
Brasil x Peru, às 21h45, no dia 15 de outubro (10ª rodada)
Venezuela x Brasil, no dia 14 de novembro (11ª rodada)
Brasil x Uruguai, no dia 19 de novembro (12ª rodada)
Brasil x Colômbia, no dia 20 de março de 2025 (13ª rodada)
Argentina x Brasil, no dia 25 de março de 2025 (14ª rodada)
Equador x Brasil, no dia 6 de junho de 2025 (15ª rodada)
Brasil x Paraguai, no dia 10 de junho de 2025 (16ª rodada)
Brasil x Chile, no dia 4 de setembro de 2025 (17ª rodada)
Bolívia x Brasil, no dia 9 de setembro de 2025 (18ª rodada)
Tribuna do Norte