Após dia de terror no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nas redes sociais que o governo irá aumentar as equipes federais para auxiliar na segurança pública no Estado. O informe foi publicado na noite desta segunda-feira (23).

Dino informou ainda que membros do Governo Federal estarão no RJ nesta terça-feira (24) e se reunirão com equipes dos governos estadual e municipal, além de membros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF).

No comunicado, ele informou a presença do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli; do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e do comandante da Força Nacional, Coronel Alencar.

Ao longo desta segunda, moradores da Zona Oeste carioca viveram momentos de tensão. Foram 35 ônibus e um trem incendiados após a morte de um miliciano, a mando de criminosos. O ministro detalhou também que as equipes federais devem atuar com “realização de prisões, investigações, patrulhamento e apreensões”.

Confira comunicado na íntegra:

“Amanhã estarão no Rio o Secretário Executivo Ricardo Cappelli; o Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; e o Comandante da Força Nacional, coronel Alencar. Irão reunir com as nossas Superintendências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Também com as equipes dos governos estadual e municipal.

Estamos mantendo e ampliando operações diárias no Rio, no que se refere à competência federal, com realização de prisões, investigações, patrulhamento e apreensões. Vamos aumentar mais ainda as equipes federais, em apoio ao Estado e ao Município. Em um sistema federativo, temos que respeitar os demais entes da Federação e buscar ações convergentes, o máximo quanto possível. Foi assim que agimos em outros estados que atravessaram crises de Segurança neste ano de 2023. Teremos novas decisões nos próximos dias, sob orientação do Presidente Lula”.

Tribuna do Norte

Construções Recreio