Search
Close this search box.

Funcionários tentam salvar porcos durante inundação em Granja de Santa Catarina

A #chuva que atingiu Pinheiro Preto, no Oeste de Santa Catarina, inundou uma granja de porcos nesta quinta-feira (16/11). De acordo com o município, o nível de água chegou a subir três centímetros por segundo no local.

As imagens foram registradas por uma moradora da cidade. No vídeo, pessoas são vistas tentando retirar os animais de currais, enquanto outros aparecem nadando até o solo. De acordo com prefeito Gilberto Chiarani, parte dos porcos morreu. No entanto, o número de suínos no local não foi divulgado.

O veterinário e professor José Francisco Manta Bragança explica que a maioria dos suínos consegue nadar por natureza. Ele acredita, com base nas imagens, que, como havia animais alojados, alguns acabaram morrendo por não conseguirem se deslocar.

— Tu podes ver [pelo vídeo] que o pessoal está tentando livrá-los. Mas são animais mais pesados, isso dificulta também — diz.

Segundo a prefeitura, o alagamento ocorreu depois que parte de uma galeria na SC-135, que corta a cidade, trancar com um deslizamento de terra, represando a água das chuvas. Casas e indústrias foram inundadas.

— Somos cortados pela SC-135 e nela passa um bueiro. A rodovia desmoronou em cima do bueiro, o trancou e represou a água das chuvas. [….] Abrimos uma vala na rodovia mesmo para escoar [a água], de forma emergência — explica o prefeito Gilberto Chiarani.

Moradores de áreas de risco foram deslocadas para um ginásio, enquanto a Defesa Civil avalia as condições dos locais. Ninguém ficou ferido.

Metrópoles

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes