Search
Close this search box.

Exposição do Colégio Porto vai abordar Inteligência Artifical e transformações sociais com participação de convidados

A Inteligência Artificial e as suas diversas aplicações práticas vão nortear a Exposição de Humanidades e Ciências do Colégio Porto, que acontece no próximo dia 30, na sede da escola, em Natal. Este ano, o momento vai contar com novidades, como a participação de convidados e uma mesa redonda de discussão.

O tema escolhido foi “Horizontes Tecnológicos: a expansão da Inteligência Artificial e as transformações das sociedades”. Para promover uma atividade científica de caráter interativo e interdisciplinar, esta temática sustentará os seis eixos que promoverão o diálogo entre os estudantes de todas as séries, do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio, exceto para a 3ª série. Os eixos são: Ética e IA, IA na saúde, IA e educação, Impactos da IA no mundo do trabalho, IA e arte e IA e sustentabilidade.

“A gente trouxe esse tema pra escola porque ele contribui para o processo de aprendizagem, ele promove o pensamento crítico, as habilidades de resolução de problemas, porque os alunos são incentivados a entender e questionar como a IA funciona. Quando a gente tem o entendimento de que o futuro sonhado já chegou, a gente já lida com essa tecnologia hoje, a gente imagina que é salutar discutir como a inteligência artificial pode influenciar nos diferentes aspectos da vida humana”, disse a orientadora pedagógica do Colégio Porto, Kennia Ísis.

As exposições e as apresentações dos trabalhos coletivos vão acontecer nas salas de aula e em apresentações individuais, no palco do átrio, das 8h às 12h, no “Porto Talks”. Os estudantes que optarem vão ter 10 minutos pra discorrer sobre o tema. Esse momento vai contar com a presença de dois convidados: o médico infectologista Igor Queiroz, que é Doutor em Doenças Infecciosas pela USP e professor da UFRN e da UNP; e o professor Gerffeson Moura, que é engenheiro eletricista e instrutor de aprendizagem e treinamento industrial do CTGAS-ER e FAETI. Eles vão falar sobre a relação da Inteligência Artificial com as suas áreas de atuação.

Das 12h30 às 13h20 acontece uma mesa redonda com a presença do autor Márcio Benjamin, de Maldito Sertão, e do ilustrador, quadrinista e roteirista Leander Moura, que transformou o livro de Benjamin em quadrinhos. Eles vão falar sobre o processo criativo, sobre as profissões mais disruptivas e como a inteligência artificial e as novas tecnologias estão ligadas com o âmbito da literatura e da cultura. Na sequência, o encerramento contará com um Show de talentos, com a participação de todos os estudantes.

Blog do BG

Limpa Mil