A comunidade Frei Damião é localizada na zona Oeste do município de Caicó, afastada do centro da cidade, e com um cenário que destaca a Igreja do Divino Espírito Santo como ponto de referência diante da comunidade sem pavimentação, com casas simples, e a maioria dos moradores trabalhando como catadores, no chamado “Lixão” que fica nas proximidades. Neste cenário, se destaca Dona Maria dos Anjos Santos, que chegou na comunidade há 35 anos e transformou sua casa no ponto de apoio para associações, instituições e grupo de pessoas com interesse em ajudar às famílias.
A casa de Dona Maria dos Anjos fica por trás da Igreja do Divino Espírito Santo, com um quintal cuidadosamente limpo, onde grupos voluntários realizam ações em datas comemorativas, distribuição de alimentos e oficinas. Hoje sua casa é vizinha à casa que ela disponibiliza para as ações na comunidade, mas foi na casa que acolhe projetos que ela primeiro morou no Frei Damião.
“Eu vim do sítio Samanaú para o Frei Damião. Comprei somente um quarto e passei 5 anos morando ali, costurando boné, e fui construindo outros compartimentos. Depois construí esta casa ao lado, que moro hoje. Aqui já passaram muitos grupos para levantar esta comunidade. Quem primeiro visitou foi Dom Jaime Vieira Rocha, que era bispo aqui em Caicó, e depois veio a Pastoral da Criança”, relembra Dona Maria dos Anjos, de 66 anos.
Atualmente, Dona Maria é uma das mulheres integradas ao Grupo de Mulheres Flores do Seridó, que surgiu em 2019, a partir do trabalho social da Cáritas Diocesana de Caicó, buscando promover a autonomia das mulheres, através da produção de sabão ecológico. Além do sabão ecológico, ela também faz biscoitos por encomenda e, assim, complementa sua renda.
Na comunidade Frei Damião, a cada 15 dias, o Grupo Amigos Solidários realiza distribuição de sopa ou cuscuz temperado para a comunidade. Os ingredientes são adquiridos junto ao grupo de voluntários. Na cozinha da casa, cedida por Dona Maria, o grupo cozinha o alimento que é distribuído com as famílias. Na sala, onde antigamente dona Maria costurava bonés, e adquiriu condições de construir sua outra casa, funcionou o projeto Costurando Saberes, da estilista Geórgia Dantas, que recentemente levou para comunidade curso de corte e costura.
Foto: Amigos Solidários – Ação do Grupo Amigos Solidários acontece quinzenalmente.
Dona Maria acolhe os projetos com a esperança de que as famílias alcancem a possibilidade de gerar emprego e renda na própria comunidade. Quando é indagada sobre o que hoje é seu sonho, ela fica por alguns instantes olhando ao redor, até responder que carrega o sonho de chegar por lá uma forma de melhorar a vida de todos, com emprego e renda.
“O meu sonho é que a gente pudesse produzir na comunidade. No lugar da gente estar recebendo doações, queria que pudesse ter trabalho e renda, que tivesse um incentivo para todas as famílias viverem do próprio trabalho”, diz ela.
Essa reportagem faz parte do projeto “Saiba Mais de perto”, idealizado pela Agência SAIBA MAIS, e financiado com recursos do programa Acelerando Negócios Digitais, do ICFJ/Meta e apoio da Ajor.