Foto: Hatice Yardım/Unsplash
O levantamento do Reuters Institute para Estudos de Jornalismo em 2024, que envolveu mais de 300 líderes de empresas jornalísticas em diversos países, incluindo o Brasil, revelou que menos da metade (43%) dos entrevistados estão otimistas em relação às perspectivas para a indústria neste ano.
Os principais obstáculos apontados pelos editores foram as implicações do uso da IA (inteligência artificial) e a redução do tráfego proveniente de sites de mídia social (com 63% expressando preocupação).
O documento do Instituto menciona dados da empresa de análises Chartbeat, indicando uma queda de 48% no tráfego para sites de notícias proveniente do Facebook em 2023. Além disso, o tráfego oriundo do X (ex-Twitter) diminuiu 27%
Em resposta ao declínio, 77% afirmam que vão concentrar mais esforços em seus próprios canais diretos em 2024, com 22% optando por reduzir custos e 20% experimentando com plataformas alternativas.
Poder360