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Dupla de irmãos do RN disputa o Rally dos Sertões

Maryo e João de Deus estão pela segunda vez na categoria UTV. Foto: Divulgação

 

Os “irmãos Barbosa” estão de volta ao Rally do Sertões. A partir do próximo dia 11, Maryo Kempes e João de Deus Barbosa estarão juntos, dividindo uma UTV, na disputa do maior rally das Américas e um dos maiores do mundo. A edição 2023 terá 3.800 km de provas, em disputas distribuídas por três Estados do Nordeste.

Será a segunda vez na categoria UTV que Maryo e João de Deus defendem a equipe Papai Racing. É o RN na prova da UTV. Ambos já participaram de outras edições do rally, mas individualmente e na categoria de motos. Eles participam de provas do tipo há mais de 20 anos e, desde 2021, decidiram mudar de veículo e unir forças. “Dividimos a mesma paixão pelas provas fora de estrada, então concluímos que havia mais sentido enfrentarmos juntos os mesmos desafios”, explica Maryo Kempes.

Para Maryo Kempes, que é médico de formação, participar do Sertões é sempre um “caldeirão de adrenalina”. “Estamos falando de uma das maiores competições off road de todo o mundo. O Sertões te dá, ao mesmo tempo, a oportunidade de praticar um esporte que é uma enorme paixão e, ao mesmo tempo, vivenciar aventuras e surpresas a cada etapa. É uma grande experiência”, define Maryo.

A categoria dos irmãos Barbosa, aliás, promete registrar recorde de participação este ano, reunindo o maior número de UTVs inscritos em um rally cross-country no planeta. Uma marca que por enquanto é do Dakar, com 97 na edição 2022. No Sertões, a edição 2021 registrou 90, e tudo caminha para um grid ainda maior agora em 2023.

Com o mote: “Nosso palco é o Brasil’, o Sertões 2023 volta às origens após comemorar 30 anos de história, em 2022. A cada ano, a organização traz um roteiro inédito, buscando revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem. Para este ano, a competição ficará concentrada em cinco cidades: Petrolina/PE (local da largada), Xique Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE, esta o ponto final da edição.

O tema deste ano, “Nosso palco é o Brasil”, traz roteiro inédito e que privilegia, como sempre, um Brasil pouco conhecido dos brasileiros e, ao mesmo tempo, exigente e desafiador. De acordo com a organização do evento, está edição é uma das mais desafiadoras de todas, com subidas e descidas de serras, muita navegação, trial, areia, pedras e especiais com poucas retas e poucos pontos de ultrapassagem. E um novo recorde deverá ser batido: o de maior número de UTVs inscritos em um rali cross-country no planeta, marca que, por enquanto, é do Dakar, com 97 na edição 2022.

O tema deste ano, “Nosso palco é o Brasil”, traz roteiro inédito e que privilegia, como sempre, um Brasil pouco conhecido dos brasileiros e, ao mesmo tempo, exigente e desafiador. De acordo com a organização, está edição é uma das mais desafiadoras de todas, com subidas e descidas de serras, muita navegação, trial, areia, pedras e especiais com poucas retas e poucos pontos de ultrapassagem. E um novo recorde deverá ser batido: o de maior número de UTVs inscritos em um rali cross-country no planeta, marca que, por enquanto, é do Dakar, com 97.

Tribuna do Norte

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