Em um cenário onde a demanda por profissionais de saúde é crescente e as complexidades do cuidado à saúde se multiplicam, surge o “Dona do Plantão”, projeto âncora da empresa de educação Aprimore SisEdu – fundada em 2019, por três irmãs enfermeiras e empreendedoras – que oferece cursos de pós-graduação focados na inovação do sistema beira-leito, onde os profissionais de saúde coletam e consultam informações do paciente. A iniciativa tem como propósito transformar a enfermagem através da educação, destacando a importância das habilidades socioemocionais e interpessoais na beira do leito.
O “Dona do Plantão” é tocado pelas irmãs Patrícia, Priscila e Polliana Meireles, três enfermeiras emergencistas que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Patrícia diz que a ideia é elevar o status da enfermagem, utilizando a metodologia “lifelong learning”, algo que pode ser interpretado como uma educação continuada ou aprendizado ao longo da vida. As capacitações apresentam conteúdos que visam o desenvolvimento de habilidades e competências que se traduzem em postura e atitude de valor na prática profissional.
“É através de movimentos chamados ‘upskilling’ e ‘reskilling’ que ensinamos enfermeiros a ganharem destaque profissional, produzindo resultados que impactam na beira leito. E na enfermagem, resultados positivos são vidas salvas”, afirma. Desta forma, o projeto não se limita a abordar apenas aspectos técnicos, mas destaca a importância do cuidado, conexão e vínculo com o paciente. “O projeto está focado no desenvolvimento de inovação na beira-leito. Inovação não se limita a robótica e IA. Não é sobre prescrição de medicamentos, exames e diagnósticos apenas, mas, principalmente, sobre cuidado”, completa.
O “Dona do Plantão” oferece cursos de aperfeiçoamento profissional para indivíduos e empresas, buscando impactar ecossistemas de saúde, de hospitais de grande porte até empresas menores, como homecares, clínicas e consultórios. A iniciativa conquistou a chancela do Ministério da Educação (MEC) e tornou-se um polo de pós-graduação no Rio Grande do Norte. “O enfermeiro é o centro do ecossistema de cuidados em qualquer serviço. Tornar esse profissional um fazedor de soluções, com postura intraempreendedora bem desenvolvida, é a chave para facilitar processos de trabalho nos serviços de saúde”, pontua Patrícia Meireles.
Com a criação do curso, as irmãs esperam contribuir para uma formação prática dos profissionais de enfermagem mais alinhada às novas exigências do serviço. “As habilidades que o enfermeiro desenvolve nas faculdades e pós-graduações tradicionais estão, na imensa maioria das vezes, desalinhadas das reais necessidades do mercado pós-moderno. As chamadas habilidades emergentes, propostas pelo Fórum Econômico Mundial, acabam não sendo contempladas pelos métodos formativos tradicionais”, reforça.
Os interessados podem assistir videoaulas gratuitas no perfil do Instagram @donadoplantao. Ao final das aulas onlines, os participantes podem optar por se matricular no curso de formação voltado para profissionais da enfermagem.
Tribuna do Norte