Com apenas uma vitória nas últimas nove rodadas do Brasileirão, o Cruzeiro terá o desafio de buscar o triunfo diante do Fluminense fora de casa. As equipes se enfrentam no Maracanã nesta quinta-feira (3 de outubro), às 21h30, pela 29ª rodada da competição. Mas o desafio mineiro é ainda maior. O time tem que quebrar um longo tabu no estádio carioca.
Jogando em casa, o Time de Guerreiros tem levado vantagem sobre a Raposa. O clube carioca não perde para seu próximo adversário no Maracanã há 16 anos. A última derrota foi em 2008, em um 3 a1. Desde então, foram 10 jogos no estádio, com sete vitórias do Flu e três empates. Em situação desesperadora, a equipe de Mano Menezes espera voltar a vencer no Brasileirão.
Outra situação curiosa marca o duelo desta quinta-feira. Será a primeira vez que o técnico Fernando Diniz, que hoje comanda o Cruzeiro, enfrentará seu ex-clube e ainda por cima diante do torcedor tricolor, com quem teve uma longa e bonita “relação”. Por outro lado, Mano Menezes, comandante do Tricolor carioca, é o quarto técnico com maior número de jogos pela Raposa (235).
Em campo, no lado celeste, a grande dúvida fica pelo aproveitamento ou não do meia Matheus Pereira. O camisa 10, que acusou um incômodo muscular, foi preservado do duelo com o Vasco, quando o time celeste ficou no empate em 1 a 1, no Mineirão.
Apesar de o Cruzeiro não se dar bem jogando no Maracanã contra o Fluminense, os maus resultados do clube no estádio não são uma exclusividade dos confrontos contra o Tricolor.
O clube azul e branco tem retrospecto ruim contra as outras equipes cariocas tradicionais: Flamengo, Vasco, Botafogo e até mesmo o América-RJ. Considerando todos os confrontos do Cruzeiro contra adversários do Rio de Janeiro, o time celeste venceu apenas um dos últimos 22 jogos (desde 2010).
A única vitória estrelada no Maracanã, desde 2010, foi na partida de ida das oitavas de final da Libertadores 2018: quando os comandados de Mano Menezes, hoje treinador do Fluminense, fizeram 2×0 diante do Flamengo. Os gols daquele jogo foram anotados por De Arrascaeta e Thiago Neves.
Thiago Silva
Um dos principais jogadores do Fluminense, o zagueiro Thiago Silva é dúvida para o jogo desta quinta-feira (3), contra o Cruzeiro. O time carioca ainda não sabe se poderá contar com o defensor para o confronto.
Na última terça-feira (1), Thiago Silva não treinou com o grupo, o jogador vem sofrendo uma lesão no tornozelo, e com isso, será reavaliado nesta quarta-feira (2), para definir se será opção, ou não, para o técnico Mano Menezes.
Thiago Silva já não atuou na última partida do Fluminense, contra o Atlético-GO. O time carioca acabou sendo derrotado por 1 a 0, jogando fora de casa, em um confronto importantíssimo na luta contra o rebaixamento.
Outros jogos
Hoje
19h – Criciúma x Atlético/GO
Amanhã (4)
21h30 – Grêmio x Fortaleza
Sábado (5)
16h30 – Athletico x Botafogo
16h30 – Atlético/MG x Vitória
16h30 – Bragantino x Palmeiras
19h – Bahia x Flamengo
19h – Cuiabá x São Paulo
19h – Corinthians x Inter/RS
21h – Vasco x Juventude
Tribuna do Norte