A defensora pública de Roraima, Geana Aline de Souza, de 39 anos, morreu na noite desta terça-feira (25), em Boa Vista. A causa da morte foi infecção generalizada uma semana após ela tentar colocar um DIU, segundo a família.
Geana passou pelo procedimento de tentativa de inserir o DIU no dia 18 de março com a médica Mayra Suzanne Garcia Valladão. Depois, sentiu febre e teve dores em casa. Nesta terça, deu entrada no hospital privado Ville Roy, onde o quadro se agravou e ela não resistiu.
Geana passou pelo procedimento de tentativa de para inserir o DIU no dia 18 de março com a médica Mayra Suzanne Garcia Valladão, mas não chegou a colocar o dispositivo. Não há informação sobre o motivo do procedimento não ter sido concluído. Depois de ser liberada do consultório, sentiu febre e teve dores em casa.
🔎 O que é DIU? É um método contraceptivo intrauterino inserido por meio de cirurgia.
A defensora teve uma infecção grave no colo do útero, informou a família ao g1. Essa infecção se espalhou pelo corpo e evoluiu para uma infecção generalizada, que levou à falência de órgãos, como os rins e o fígado.
O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu um procedimento para apurar a morte da defensora pública. O Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) também vai abrir sindicância para apurar o caso.
Em nota, o hospital Ville Roy divulgou que ela deu entrada no pronto-socorro às 15h25, já em “gravíssimo estado de saúde“. Segundo a unidade, ela estava em “choque séptico, em gravíssimo estado de saúde, secundário a abdômen agudo perfurativo de foco ginecológico”. Ela morreu às 22h50.
Além disso, apresentava “insuficiência renal, insuficiência hepática, insuficiência circulatória e dor abdominal intensa”. Geana foi “rapidamente submetida à cirurgia de emergência com posterior internação na Unidade de Terapia Intensiva. Evoluiu com rápida deterioração clínica, indo a óbito posteriormente”.
A médica Mayra Garcia, que tentou colocar o DIU, divulgou uma nota em que classificou o ocorrido como uma “fatalidade”. Disse ainda que a morte não tem relação com os atendimentos médicos realizados pela profissional, pois “prestou toda a assistência necessária, conforme será devidamente comprovado no momento oportuno”. (Leia a nota na integra ao final).
Atuação como defensora pública
Geana atuava como defensora pública desde 2017. Também era presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (ADPER). Atualmente, atuava na vara de execução penal.
Ela também atendeu na comarca de São Luiz, no Sul do estado. Por conta da morte, a DPE-RR paralisou todas as atividades em Roraima nesta quarta-feira (26).
O velório da defensora Geana ocorre no prédio da cível da DPE-RR, localizado na avenida Sebastião Diniz, no Centro de Boa Vista, e segue até 16h30. Geana será enterrada no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição às 17h.
A DPE-RR publicou uma nota de pesar em que lamenta a morte de Geana e destaca o comprometimento da defensora com a justiça e a defesa dos direitos dos mais vulneráveis.
“Desde 2017, quando ingressou na Defensoria Pública, desempenhou sua missão com dedicação e empatia, deixando sua marca por onde passou. […] Mais do que uma colega de trabalho, Geana Aline era uma pessoa admirada por sua força, generosidade e companheirismo. Sua partida deixa um vazio imenso na Defensoria e no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”.
“Roraima perde uma defensora incansável. Seu legado e exemplo permanecerão vivos em nossa memória”, destacou o órgão.
Nota da médica que tentou colocar o DIU
MAYRA SUZANE, médica inscrita no CRM/RR 1921, pós graduada em ginecologia e obstetrícia, por sua advogada, vem reafirmar seu compromisso com a verdade e cuidados médicos. E ao contrário do que está sendo veiculado, esclarece que a fatalidade ocorrida com a paciente Geana Aline não tem relação com os atendimentos médicos realizados pela profissional, pois prestou toda a assistência necessária, conforme será devidamente comprovado no momento oportuno.
Neste momento de dor, a médica lamenta profundamente pelo falecimento da paciente e se solidariza com familiares e amigos de Geana Aline.
g1