Em 6 de agosto de 1991, há mais de 33 anos, foi criado o primeiro site da então recém-criada world wide web, rede mundial pela qual acessamos centenas de milhões de endereços eletrônicos na internet espalhados pelo mundo.

O físico britânico Tim Berners-Lee, que na época trabalhava no Centro Europeu de Energia Nuclear (CERN, na sigla em em inglês) desenvolveu a “world wide web”, popularmente conhecida como “www”, originalmente para tornar o acesso a informações científicas mais fácil, e junto com o lançamento da rede global de websites criou o site conhecido apenas como “The Project”, no qual pesquisadores do CERN poderiam acessar rapidamente códigos e informações com procedimentos de como criara criar seus próprios sites.

A página, que permanece no ar até hoje como um documento histórico da criação da world wide web, era extremamente simples e contava apenas com um texto em HTML básico, ou seja, sem imagens ou recursos interativos e dinâmicos típicos dos websites atuais.

The Project, o primeiro website da história da internet, permanece no ar até os dias atuais como um documento histórico da criação da rede www

A criação deste site transformou para sempre a comunicação pelo mundo e estabeleceu as bases da internet se tornar o que conhecemos hoje, com praticamente todo tipo de serviço, portal de notícias, fórum de discussão, canal de criação de conteúdo, de transmissões ao vivo ou empresas tendo uma página própria na internet, e desde muito antes de os aplicativos se tornarem uma tendência global e os celulares se tornarem a principal forma de acesso a sites na internet.

Em 1993, o CERN colocou o código fonte da world wide web em domínio público, o que permitiu que pessoas e empresas começassem a criar livremente suas próprias páginas na internet. Em apenas 1 ano, mais de 10 mil páginas já haviam sido criadas no mundo e milhões de pessoas passaram a acessá-las. Esse crescimento se deu em escala exponencial ao longo da década de 90 e dos anos 2000, com o acesso mais barato e facilitado a computadores tornando a internet parte indissociável da vida bilhões de pessoas mundo afora.

O próprio CERN, onde Tim Berners-Lee trabalhava, ganhou um site nos primórdios da internet e permanece no ar até hoje, mas com uma aparência muito mais moderna do que a do site The Project. O site do CERN recebe regularmente conteúdos de notícias de cunho científico, informações sobre o Centro Europeu de Energia Nuclear, divulgação de pesquisas científicas, relatórios anuais e informações não apenas sobre energia nuclear, mas também sobre assuntos como computação, engenharia, aceleradores de partículas, física e experimentos científicos, entre outros assuntos.

IGN Brasil

Supermercado Recreio