Rosalie Arruda

[email protected]

O secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier disse em entrevista que o estado corre um sério risco de colapsar caso não se mantenha a alíquota base de 20% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A proposta encontra-se em discussão no parlamento estadual. Cadu ainda alertou para o prejuízo que as prefeituras possam sofrer, caso ocorra a perda estimada em R$ 700 milhões.
É a velha história. Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.

Guerra e seus reflexos
Há quem diga que a guerra no Oriente Médio, em se mantendo, pode ter reflexos no comércio exterior do Nordeste. Primeiro, por ser a região grande produtora de petróleo, impactando o preço do óleo internacionalmente, com reflexo em todo o mundo. Depois, pela queda na exportação de frutas. O RN tem comércio com países da Europa e Oriente Médio, chegando a abraçar cerca de 40% das exportações de frutas do país.
A guerra entre Israel e o Hamas já vai com 15 dias.

PL em Mossoró
O senador Rogério Marinho está convocando a população de Mossoró e região para a instalação do novo diretório do PL na cidade. Será na próxima sexta-feira (27), às 18 horas, rua dr João Marcelino, 93, na Abolição.

Iniciação política
A dobradinha entre o partido do prefeito Álvaro Dias (Republicamos) com o PSD do ex-deputado Rafael Motta trouxe os protagonistas à mídia potiguar, com fotos sorridentes e aspecto afável.
O aperto de mãos do momento dificilmente será um selo de fidelidade no futuro próximo.
Aguardemos a montagem do tabuleiro eleitoral potiguar.

BNDES Refin
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou um Refin nas chamadas operações indiretas automáticas, modalidade em que os recursos do banco são acessados pelos clientes finais por meio de financiamento contratado com um agente financeiro credenciado, nas quais mais de 90% dos clientes são micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
A solução permite suspender pagamento por até 6 meses e estender o prazo por até 12 meses.

Jogos Nacionais da Magistratura
Um time do Tribunal de Justiça do RN viajou para Goiânia/GO para participar da 10º Edição dos Jogos Nacionais da Magistratura, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. A delegação potiguar foi composta por 16 juízes e juízas. O evento aconteceu entre os dias 18 a 20 de outubro. O Diário da Justiça informou que nosso time viajou sem ônus para o tribunal.

Supervisão do GMF/RN
A Presidência do TJRN designou o vice-presidente, desembargador Glauber Rêgo, como supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas do Estado do Rio Grande do Norte (GMF/RN).

Vou de Bike
O prefeito Álvaro Dias sancionou a lei aprovada na Câmara Municipal que institui o mês de setembro como “Mês do Respeito ao Ciclista no Trânsito”. A ideia é difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte; e promover a conscientização da importância do ci-clismo, dentre outras.

TCE desaprova em Caicó
O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer desfavorável à aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Caicó, relativas ao exercício 2020, de responsabilidade do gestor à época, Robson de Araújo.

O relator, conselheiro Poti Jr identificou: “sonegação de documentos, abertura irregular de créditos suplementares, abertura de crédito adicional sem lastro financeiro, déficit orçamentário, omissão na recondução da despesa com pessoal ao limite legal e insuficiência de caixa para quitação de despesas contraídas no último ano de mandato”.
O acórdão 343/23 será submetido à Câmara Municipal de Caicó/RN para decisão final.

Leilão em Natal
A Justiça Federal no RN promoverá leilão de carros e motos no próximo dia 7 de novembro, às 9h, no formato online. Interessados confiram o site www.leiloesaraujo.com.br

Forró
O Projeto Roda Potiguar de Forró completa 5 anos de existência. Para celebrar a data, a idealizadora da iniciativa, Tanda Macêdo, sobe ao palco do Teatro Riachuelo no dia 26 de outubro, às 19h30, com mais seis convidados. O show terá acesso gratuito, com distribuição de ingressos antecipada.

Exame toxicológico
Entraram em vigor no último dia 16 novas regras para renovação de CNH. Agora, os motoristas das categorias C, D e E que não renovarem o exame toxicológico a cada dois anos e seis meses pagarão multa de trânsito gravíssima, de valor próximo a R$ 3 mil.

Carros híbridos em PE
A Stellantis vai produzir os primeiros carros híbridos em sua fábrica de Goiana, Pernambuco, em 2024. A empresa anunciou que prevê a descarbonização total das operações e produtos até 2038.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Tribuna do Norte

Seridó Cadeiras