Com contrato até o final de outubro, o zagueiro e capitão do ABC nesta temporada, Richardson segue com futuro indefinido no alvinegro. O defensor possui um pré-contrato assinado com o Capital/DF para 2025, que tem o ex-dirigente do clube, Gustavo Cartaxo como diretor de futebol. Em entrevista ao programa Bate Pronto, da Jovem Pan News Natal, Richardson revelou que a tendência no momento é pela não permanência no alvinegro para a próxima temporada.
Em sua fala, o defensor detalhou que recusou a proposta inicial de renovação oferecida pelo clube após o término da participação da equipe na Série C, por considerar inviável o que foi proposto pela diretoria alvinegra. Entretanto, Richardson ressaltou que houveram novas conversas durante esta semana, que deixaram a sua situação no clube em aberto para 2025.
“Eles (o ABC) apresentaram outra proposta e a gente ficou de dar um retorno a eles. Mas em cima disso eu tenho um pré-contrato assinado com o Capital. Então hoje, está mais para que eu não fique no ABC do que eu permaneça. Mas é algo que ainda vai se resolver. Temos até dezembro para estar pensando.”, disse o jogador.
Richardson acredita que chegarão mais propostas para 2025 de outros clubes, como já aconteceu com equipes de divisões acima da Série C, e até mesmo da Série D, que estão sendo analisadas e conversadas junto ao seu empresário. No pré-contrato assinado com a equipe do Distrito Federal está estipulada uma multa para a quebra do vínculo. “Estamos analisando e conversando, mas o certo é que eu tenho um contrato com o ABC até o final deste mês e tenho um pré-contrato assinado com o Capital”, afirmou.
Um dos remanescentes do elenco do ABC que conquistou o acesso à Série B em 2022, Richardson acumula mais de 150 jogos com a camisa alvinegra e oito gols. Após uma passagem curta pelo Náutico/PE na temporada passada, o zagueiro retornou ao clube potiguar e se tornou um dos jogadores fundamentais na permanência da equipe na Série C para 2025.
O defensor está em sua terceira passagem pelo alvinegro. Richardson chegou ao clube pela primeira vez em 2019, durante a disputa da Série C. Apesar do rebaixamento à quarta divisão, permaneceu para a temporada seguinte. Em 2022, após defender o Ferroviário/CE, entre 2020 e 2021, acertou sua volta para defender a camisa alvinegra. Pelo clube, conquistou o Campeonato Potiguar de 2020 e 2022.
Planejamento não foi ideal em 2024
Richardson acredita que o planejamento foi determinante para o desempenho abaixo do ABC durante esta temporada, que a equipe brigou contra o rebaixamento e ficou de fora das finais do Campeonato Potiguar após 10 anos. O defensor destacou questões como o elenco curto que foi montado para o início do ano, que conviveu com muitas lesões, somada a falta de contratações para reposição.
“A gente via que era meio que empurrando com a barriga para ver se dava tempo de recuperar os atletas para eles voltarem. Mas mesmo assim, eu acho que deveria ter tido melhores contratações. Chegaram ainda algumas, mas que não apresentaram aquilo que esperava. A partir disso, as coisas começaram a desandar”, afirmou o capitão da equipe nesta temporada.
O ABC não obteve êxito nas competições que disputou em 2024, colecionando eliminações no Campeonato Potiguar, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. Já na Série C do Campeonato Brasileiro, a equipe brigou até a última rodada pela permanência na divisão para a próxima temporada.
Interesse do América
Richardson revelou que houveram conversas para um possível retorno ao América, clube que defendeu entre os anos de 2016 e 2018, no começo da temporada, mas que não houveram avanços na negociação.
“O Martin (Carvalho) conversou com Lupércio, que é meu empresário para saber. Teve até uma reunião com ele e Bira (Marques) para conversar e foi perguntada essa possibilidade de eu estar indo ou não. Mas Bira acabou não aceitando isso e contando comigo para esse ano”, detalhou.
Assista a entrevista completa no Bate Pronto Natal da Jovem Pan News Natal
Tribuna do Norte