A direção da SAF do América segue em ritmo lento, mas progressivo, o processo de remodelação do elenco. Atualmente, o foco está na liberação de atletas fora dos planos para a próxima temporada, e agora é a vez do atacante Rafinha se despedir.
Rafinha chegou ao América em 2023 como um dos reforços para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Infelizmente, o clube terminou na 18ª colocação, resultando no rebaixamento para a quarta divisão nacional.
Entre os jogadores que já acertaram a rescisão contratual com o América estão o zagueiro Salazar, os volantes Ferreira e Wenderson, e os atacantes Caio Hones e Gustavo Henrique. Em contrapartida, o goleiro Renan Bragança, o zagueiro Rafael Janssen, e o volante Ferreira renovaram seus contratos por mais uma temporada. Bragança e Ferreira foram emprestados para clubes da Série C, enquanto o goleiro Lucas foi emprestado para o Rio Grande, onde disputará a segunda divisão do futebol potiguar.
Na temporada atual, Rafinha enfrentou altos e baixos com a camisa do América. Sob o comando de Marquinhos Santos, ele recebeu oportunidades na equipe titular, mas lesões prejudicaram sua continuidade, especialmente durante a Série D, quando jogou apenas duas partidas.
No total, Rafinha fez 20 jogos e marcou seis gols em 2024. Nas duas temporadas, ele contabilizou 32 partidas e nove gols no clube.
Futsal
Pela partida de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro de Futsal, o América empatou com o Apodi, fora de casa, por 1 a 1, em partida realizada no ginásio Vilson Custódio.
O gol do alvirrubro foi marcado por Dedê, ainda na primeira etapa. A equipe da casa empatou o jogo nos minutos finais do jogo.
A partida de volta das quartas de final, entre América e Apodi, acontece no dia 7 de setembro, às 10h, no ginásio Nélio Dias, em Natal.
Tribuna do Norte