Um adolescente chamado Toby Brown está sendo considerado um dos principais jovens inventores do cenário atual tecnológico. Com apenas 16 anos de idade, o jovem inventor desenvolveu um assistente inteligente, nomeado Beem, que usa inteligência artificial para reconhecer hábitos e as preferências dos usuários. Com essa invenção tecnológica, o jovem já conseguiu faturar cerca de 1 milhão de dólares. Um fato interessante sobre Toby é que, antes da criação do assistente inteligente, o jovem inventor criou seu primeiro computador com apenas 7 anos de idade.

Jovem inventor cria assistente inteligente e se destaca como um dos mais promissores da atualidade

Em entrevista à TV Sky News, o jovem Toby Brown disse que o assistente inteligente Beem é uma plataforma que faz uso de inteligência artificial para conhecer seus hábitos, entender o que você vai fazer e como pode fazer isso por você, como “transferir arquivos, escrever e-mails, organizar férias, ler sua agenda de compromissos, ver quando você está disponível para trabalhar”.

Com essa façanha, o adolescente responsável por essa invenção tecnológica atraiu os olhares de grandes especialistas da área de tecnologia em São Francisco, na Califórnia. Estes mesmos especialistas afirmam que o ano de 2025 será o ano do boom dos assistentes de inteligência artificial.

Na entrevista, Toby afirmou que não passa por tanta burocracia, quando precisa apresentar suas ideias e nem mesmo quando quer vender um projeto. Segundo o jovem inventor, a parte incrível do setor de tecnologia é que, nas palavras dele: “você conhece pessoas incríveis que estão dispostas a ajudá-lo, com quem você só precisa fazer uma ligação para discutir sua ideia”.

O pequeno inventor afirma que sua assistente inteligente Beem promete inovar no setor de inteligência artificial

Em agosto de 2024, Toby veio à público por meio das redes sociais para falar sobre sua invenção tecnológica. O jovem inventor fez questão de ‘atiçar’ o público, revelando somente algumas informações básicas sobre o assistente inteligente Beem, deixando todos com muita curiosidade sobre como será esse assistente.

Por ser um grande projeto ainda em andamento, os recursos do Beem estão sendo mantidos em absoluto sigilo, como forma de proteger quaisquer informações sobre o assistente inteligente. Mas é bem provável que Toby revele mais detalhes sobre sua invenção antes de lançá-la oficialmente.

De qualquer modo, a invenção de Toby é, sem dúvidas, revolucionária. O uso da inteligência artificial para ajudar os humanos a executar tarefas no dia a dia, ou até mesmo fazer tais tarefas em nosso lugar poderá ter um efeito muito positivo em nossa rotina diária.

Com a promessa de ser um assistente inteligente inovador, o Beem realizará tarefas complexas, visando a antecipação de necessidades e economizando o tempo do usuário. Ao mapear e compreender os hábitos de quem usar o Beem, o assistente inteligente poderá prestar um serviço totalmente personalizado e único.

Toby reforça que sua invenção tecnológica é uma nova interface de computador totalmente projetada para humanos. Segundo a descrição de apresentação do Beem, Toby e equipe estão “criando algo novo que não é limitado pelas restrições do paradigma atual do computador.

Imagine um computador que conhece o hotel perfeito para a viagem em grupo, convida os amigos certos para a festa, encontra o voo perfeito para aquela viagem de negócios, coloca o filme perfeito para o clima”.

O site oficial da startup responsável por patrocinar Toby e sua invenção tecnológica deve surgir na rede em meados deste ano de 2025 e já existe uma lista de espera com milhares de usuários ansiosos para testar todos os recursos do assistente inteligente criado pelo jovem inventor Toby Brown.

Outro grande jovem inventor

Toby está entre os jovens mais promissores da área tecnológica, mas há também outro jovem que se destacou nos últimos anos e está no mesmo patamar que o jovem de 16 anos inventor do assistente inteligente Beem. Confira a seguir:

Shubham Banerjee, criador da impressora 3D Braigo para cegos

Shubham Banerjee é o jovem responsável por desenvolver a impressora Braigo, aos 12 anos de idade. O jovem inventor americano com descendência indiana criou uma impressora braille acessível utilizando somente um kit de robótica simples e algumas peças de LEGO. Na época, o garoto pensou como baratear um sistema tão caro para que pessoas menos afortunadas pudessem ter acesso, sem perder a qualidade.

Hoje aos 23 anos, o jovem Shubham Banerjee continua sendo reconhecido e aclamado por sua criação. A ideia de Banerjee revolucionou o sistema de acesso à informação para pessoas cegas, dando à elas muito mais qualidade de vida, oferecendo-lhes uma alternativa de valor mais acessível em relação às impressoras braille convencionais.

Banerjee se tornou empreendedor e fundou a instituição Braigo Labs, onde o mesmo segue aperfeiçoando sua impressora Braigo, ampliando a gama de funcionalidades, com a missão de continuar levando as pessoas cegas mais acessibilidade sem ter que pagar caro por isso.

Click Petróleo e Gás

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes