Após um ano em que praticamente nada deu certo no futebol, o ABC vai preparando o campo para realizar uma grande reformulação no setor para a temporada de 2025. Com uma eleição para escolha do novo presidente marcada para o final de novembro, alguns candidatos declarados já anteciparam que a formação de uma equipe forte será a prioridade para a próxima temporada.
Por enquanto, o clube tem participação garantida em três competições: Campeonato Potiguar, Pré-Copa do Nordeste e a Série C do Brasileiro.

A diretoria ainda aguarda a publicação do novo ranking nacional de federações de futebol. Caso a do Rio Grande do Norte apareça à frente da Maranhense na nova lista, os potiguares terão direito a uma vaga a mais na Copa do Brasil, e o Alvinegro seria o grande beneficiado com a mudança.

Diante da situação financeira do clube, o atual presidente, Bira Marques, ressalta que os candidatos à presidência do ABC devem agir com parcimônia, pelo fato de as dívidas ainda se encontrarem em um patamar considerado elevado, principalmente a parte que envolve a Justiça Trabalhista. “Quem entrar na presidência terá de fazer o possível para manter os acordos fechados pela atual gestão junto ao TRT. O clube não pode continuar sendo surpreendido por bloqueios de verbas para quitação de ações trabalhistas, isso afeta qualquer tipo de planejamento que venha a ser realizado para o futebol”, alertou Bira.

Na busca de entregar o ABC ao sucessor em melhores condições do que encontrou, o dirigente vai “arando o terreno” e já acertou a rescisão contratual com dez atletas, além de toda a comissão técnica que chegou ao clube acompanhando o treinador Roberto Fonseca, que também já deixou o Alvinegro. Entre os que já definiram o futuro estão nomes como: o goleiro Moisés, o zagueiro Wesley Santos, os laterais Felipe Albuquerque e Vitor Marinho, o meia Gabriel Santiago e os atacantes Jenison, Iago, Jackson, David Ribeiro e Emerson Galego.

Desses, três estavam no ABC por empréstimo: o lateral Vitor Marinho, vindo do Botafogo/RJ, o meia Gabriel Santiago, do Vitória/BA, e o atacante Emerson Galego, do Petrolina/PE. Todos foram devolvidos aos seus clubes de origem.

Outros jogadores na mesma condição esperam a conclusão das negociações entre o ABC e os seus clubes de origem. Estes são os casos do goleiro Pedro Paulo (Caxias/RS), o zagueiro Eduardo Thuram (Sampaio Corrêa/RJ), o volante Matheus Blade (Noroeste/SP), o meia Sammuel (Fortaleza/CE) e o atacante Pedro Felipe (Noroeste/SP).

Os demais ainda aguardam um chamado da diretoria para negociar, e nesta lista ainda se encontram nomes como o do atacante Wallyson, o goleiro Matheus Refundini, os laterais Matheus Rocha, Lucas Sampaio e Manoel, os zagueiros Paulo César e Richardson (que está com proposta para atuar no DF), o volante Walfrido, o meia Lima e o atacante Ruan.
Dentro desses dois últimos grupos estão os atletas com quem a diretoria pretende buscar uma renovação contratual, pois Bira Marques sabe que terá de deixar pelo menos uma base para que o novo presidente possa começar a trabalhar na formação da nova equipe.

Tribuna do Norte

Seridó Cadeiras