Testes que prometem avaliar a saúde dos ouvidos (ou revelar a idade a partir daquilo que você é capaz de escutar) se tornaram populares nas redes sociais. Para fazê-los, é necessário ouvir uma série de frequências sonoras e, quando não é percebido nenhum som, a suposta idade auditiva da pessoa é descoberta.

🤔Mas será que esses testes funcionam?

Conforme a otorrinolaringologista Ana Della Torre, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), não é possível medir a saúde auditiva com precisão por meio de vídeos da internet. Isso acontece porque normalmente o usuário está em um ambiente com barulho e com o volume do som do celular inadequado para os ouvidos.

Porém, se a pessoa fizer com volume do aparelho de até 50%, em um local silencioso e com um fone de ouvido de qualidade, é possível que os testes funcionem como um alerta. Mas isso não substitui uma avaliação médica.

Uma avaliação completa vai além de ouvir os sons, é analisado todo o sistema auditivo, incluindo a capacidade de compreensão e os diferentes tipos de perda auditiva. Por isso, esses testes devem ser encarados apenas como um indicativo. Se o resultado apontar alguma alteração, é importante procurar um médico. Porém, um resultado normal não garante que a audição esteja 100% saudável.
— Ana Adelina Della Torre, médica otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
Outro ponto de atenção é que os vídeos que circulam na internet buscam correlacionar as frequências sonoras com uma “idade” auditiva. Um exemplo que já apareceu em um desses vídeos: “se você escutar até a frequência de 10 mil Hz (hertz é uma unidade de medida), a sua idade auditiva é de 59 anos”.

Testes online podem ser um indicativo da saúde auditiva, mas não substitui avaliação médica. | Foto: Pexels
Testes online podem ser um indicativo da saúde auditiva, mas não substitui avaliação médica. | Foto: Pexels

g1

Construções Recreio