Com várias peças da equipe considerada principal preservada no empate diante do Santa Cruz, pelo Campeonato Estadual, o América voltará a ter sua força máxima neste domingo,quando receberá o Itabaiana-SE, na Arena das Dunas, em jogo válido pela segunda rodada da Copa do Nordeste. A ideia do treinador Marquinhos Santos é terminar o domingo embalando a folia dos torcedores alvirrubros, como mais uma boa atuação da equipe e os três pontos.

Apesar de a data ser bem incomum, uma vez que não se tem notícia da realização de uma partida de futebol, em Natal, num domingo de carnaval, começando às 19 horas, a diretoria que comemorou a marca de dez mil sócios esta semana, está confiante que um bom número de pessoas compareçam a praça esportiva para prestigiar a estreia do Alvirrubro perante a sua torcida, na competição regional.

Uma das maiores preocupações neste início de temporada é a preservação física dos atletas, que estão sentindo os efeitos da maratona de jogos que o clube tem realizado e que não está nem perto de parar. Contando com a semifinal do Estadual, chegando a decisão, o Alvirrubro vai ampliar o seu número de jogos, pois terá três compromissos pela competição local e outros três pelo torneio regional nos próximos 15 dias. Ou seja, a cada três dias o América estará em campo, o que torna o processo terrivelmente desgastante.

“Por mais que eu deseje, será impossível definir o quadro principal e passar a utilizar o mesmo grupo em todas as partidas. Ninguém mais que eu gostaria que isso pudesse ser feito. Não rodo o grupo por que gosto de fazer isso, é o calendário do futebol brasileiro que obriga o treinador a tomar essas atitudes. Já tenho na cabeça a minha equipe titular, mas temos de ter o equilíbrio porque os atletas estão sentindo esse desgaste e hoje estamos sendo obrigados a controlar a carga em cima do grupo”, afirmou Marquinhos, lembrando que dois atletas do elenco já estão fora da temporada (Lucas e Custódio).

Como trabalha para disputar duas competições simultâneas, o comandante americano disse que já vem acompanhando o desempenho do Itabaiana, de quem ele assistiu a última partida pelo Campeonato Sergipano.

“Eles possuem um treinador rodado dentro do futebol e que vem encaixando a equipe. Inicialmente eles encontraram dificuldades dentro da competição, onde sofreram três derrotas, mas nos últimos confrontos o grupo conseguiu se encaixar e tem tudo para ser um adversário perigoso, mesmo atuando na Arena das Dunas. Posso antecipar que é uma equipe que sabe se compactar bem, possui uma boa posse de bola e são muito perigosos nas bolas levantadas na área. Então devemos nos cercar de cuidados”, ressaltou.

Como é um período de festa popular, o treinador do América também faz um apelo aos torcedores, para dar uma pausa na folia e ajudar o clube em mais essa difícil missão dentro da Copa do Nordeste. O fato de o grupo ainda estar se soltando é um dos motivos para convocação, uma vez que o incentivo do torcedor na arquibancada ajuda a aumentar a motivação dentro de campo. “Necessitamos dessa força extra para manter a motivação lá em cima e poder buscar um bom resultado”, salientou.

Tanto os sergipanos quanto o América jogam em busca de recuperação na competição, uma vez que ambos foram derrotados na rodada de estreia. O Itabaiana perdeu dentro de casa para o CRB por 2 a 0, enquanto os potiguares foram batidos pelo Fortaleza, por 2 a 1, em jogo onde um erro da arbitragem foi preponderante para o resultado negativo.

A partida em Natal vai marcar o fechamento da segunda rodada da Copa do Nordeste, mais cedo, às 16h, no estádio Castelão-CE, o Ceará recebe o Altos-PI.

Tribuna do Norte

Neuropsicopedagoga Janaina Fernandes