ABC encara o Potiguar no Frasqueirão

Com a vida bem mais tranquila dentro do Campeonato Estadual, o ABC terá a missão de procurar apagar a má impressão deixada pela equipe, na estreia da Copa do Nordeste, quando se livrou da derrota após um pênalti infantil cometido pelo defensor do Maranhão, que até aquela altura batia os natalenses por 2 a 1. Por isso, a partida desta quarta-feira (7), às 20h, diante do Potiguar de Mossoró, no Frasqueirão, dificilmente terá um caráter amistoso para o Alvinegro, que já tem vaga garantida na semifinal da Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do Estadual.

Os mossoroenses necessitam dos três pontos e abrir uma margem segura de gols contra o Baraúnas, que é o rival direito do Alvirrubro na briga pela última vaga do grupo B para a próxima fase da competição local, e no mesmo horário enfrenta o Força e Luz, no estádio Barrettão.

Insatisfeito com a queda de rendimento que o ABC vem apresentando durante os jogos, o treinador Rafael Lacerda procura encontrar alternativas para solucionar o problema. Vale lembrar que no primeiro confronto contra o Potiguar, os natalenses fizeram um primeiro tempo quase perfeito,quando abriram uma vantagem de 3 a 2, sobrando em relação ao adversário. Mas na segunda etapa o jogo mudou e o Potiguar por muito pouco não conseguiu uma melhor sorte dentro do confronto.

“A queda de rendimento do ABC contra o Maranhão, é um problema que foi identificado em outras partidas. Mas a questão era que o time estava vencendo e ninguém senta na frente da imprensa para reclamar de falhas no dia de uma vitória. A questão veio à tona agora, porque o rendimento caiu demais e o time chegou a flertar com a derrota, de virada, dentro de casa”, alertou.

As causas do problema ainda não foram identificadas pela comissão técnica, mas se tem uma questão que irritou Rafael Lacerda no último compromisso da equipe, foi a falta de paciência de trabalhar melhor a bola saindo da defesa para o ataque. Na visão do comandante alvinegro, esse foi o grande erro cometido pela equipe diante do Maranhão, que se deixou ser dominada pelo adversário.

Uma das grandes expectativas no grupo natalense, é a possibilidade de Walfrido retomar a condição de titular da equipe. Considerado como uma engrenagem importante do esquema tático abecedista, o atleta que vem de recuperação de uma lesão, atuou alguns minutos pela Copa do Nordeste, marcando o seu retorno. A ideia é dar ritmo de jogo ao atleta, já visando o confronto contra o Vitória, no Barradão, no próximo sábado, pela competição regional.

O atacante Douglas Skilo, que chegou recentemente e foi regularizado nesta semana na CBF, poderá estrear. Atletas da base como o volante Oziel e o zagueiro Bebeto devem ser aproveitados. O meia Diego Jardel, contratado como reforço nesta temporada e que vem entrando no decorrer dos jogos, pode iniciar entre os titulares.

Se o Potiguar perder, estará de fora da semifinal. Se empatar, dependerá de um tropeço do Baraúnas diante do Força e Luz. Não será surpresa a realização de mudança na equipe, isso porque o time falhou na saída de bola para o ataque e também o setor ofensivo foi improdutivo. Ocorrendo alterações, elas serão feitas de última hora, porque o técnico Robson Melo não indicou alterações nos treinos, preferindo atividades específicas e de posicionamento, misturando as equipes.

Na segunda, o treinador ministrou o que se chama de “treino de sala”, mostrando aos atletas os últimos jogos do ABC a fim de estudar o adversário e usar as estratégias para vencê-lo.

Se Robson decidir pela repetição do time que perdeu para o Força e Luz, a formação será Oliveira, Alessandro, Douglas, Anderson Júnior e Pedrinho; Portel, Giovanni e Walber; Pecel, Maranhão e Cipoal.

Baraúnas vai para o tudo ou nada no Barrettão

O Baraúnas enfrenta o Força e Luz nesta quarta-feira, 7, em jogo em que pode valer a ultrapassagem de fase à semifinal do 1º turno do Campeonato Estadual. A combinação perfeita é a vitória combinada com tropeço do Potiguar na partida contra o ABC no outro jogo da rodada. A bola rola a partir das 20h, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim.

O empate do tricolor também serve, assim o rival Potiguar perca o jogo em Natal. Contratados como reforços, o zagueiro João Henrique e o lateral-esquerdo Riquelme foram regularizados na CBF nesta terça-feira, 6, e estão à disposição. Devido ao momento ruim do lateral Sávio, é provável que Riquelme inicie entre os titulares.

O lateral-direito Deyvson foi relacionado para o jogo, mas sua participação dependerá do estado clinico. Ele treinou na terça, mas admitiu ainda sentir desconforto no tornozelo. Se for vetado, o técnico Marcelinho Paraíba partirá para improvisação. O atleta da função, Ketson, segue se tratando de lesão na panturrilha.
O improviso seria deslocar um zagueiro para a função ou então um dos volantes entre Cleilton ou Ferrugem, caso Deyvson não reúna condição de jogo.

Também não se sabe se Marcelinho irá manter a equipe com dois atacantes ou voltará a formação com três atacantes. Se for com três, Igor Balotelli poderá ter nova oportunidade.

A provável formação será Edson, Deyvson (Gean/Cleilton/Ferrugem), Gean Carlos (Cleilton), Wallace e Sávio (Riquelme); Ramon, Cleilton, Ferrugem (Igor Balotelli) e Ricardinho; Adalgiso e Léo Bahia.

O Força e Luz chega animado na partida, após ter vencido o Potiguar de virada por 2×1, na última rodada. O time natalense também tem chance de classificação. É vencer o jogo e torcer por derrota do Potiguar.

Os dois times já se enfrentaram no campeonato, no jogo de ida, em Mossoró, na rodada de abertura, com vitória do tricolor mossoroense por 2×0, gols de Cleilton e Wester.

Tribuna do Norte

Limpa Mil