Com vários bloquinhos infantis programados para o Carnaval em Natal e na Grande Natal, o comércio da capital potiguar vive a expectativa de boas vendas para a folia em 2024. Entre fantasias para bebês, crianças e pré-adolescentes, ambulantes e lojistas da cidade apontam que as vendas ainda estão abaixo do esperado, mas esperam melhora nos negócios com o pagamento de salários do funcionalismo e setor privado e a iminente chegada do Carnaval. Em alguns casos, pais e mães esperam gastar até R$ 150 com as fantasias dos pequenos, segundo depoimentos.

No Alecrim, principal centro comercial de Natal, são vários os vendedores e lojistas que apostam nos itens carnavalescos para incrementar as vendas no período. Além das fantasias, são vendidos itens como serpentinas, sprays, máscaras, chapéus, sapatos, entre outros itens. Em pesquisa feita pela TN, fantasias variam de R$ 12 a R$ 90 em alguns locais, a depender da idade das crianças. Os preferidos dos pequenos são os super-heróis, mas há fantasias segmentadas como jogador de futebol, policial, bombeiros, entre outros.

A vendedora Joelma Barbosa, 42 anos, aponta que as vendas ainda estão abaixo do esperado, mas espera incremento nas vendas para a última semana antes do início do Carnaval. “Esperávamos uma melhora nas vendas em relação ao ano passado. Esperamos que daqui para quarta-feira comece a melhorar com o pessoal recebendo dinheiro. As maiores procuras são dos super heróis”, disse.

Mesmo pensamento tem a vendedora Lucidalba Barbosa, que foca na venda para bebês até dois anos de idade. “As vendas estão normais, nada acima das expectativas. Vendo produtos para crianças até dois anos. Graças a Deus já tenho uma clientela fixa e eles sempre me procuram. Investi esse ano um pouco mais que o ano passado”, comenta.

Quem estava à procura da fantasia do seu filho era a nutricionista Luiza Canário, 30 anos, que tinha como meta gastar um valor até R$ 150 com a fantasia do seu filho, de cinco anos. “Meu filho quer a fantasia do Homem de Ferro e a do Flash. São muitos heróis. Essa é a festinha da escola, mas depois vamos para praia, cada dia ele quer uma fantasia”, cita.

Assim como ela, a dona de casa Gabriela Souza, 36 anos, teve dificuldades para encontrar uma das fantasias desejadas pelo seu pequeno, de cinco anos, mas garantiu uma delas para festinhas da escola. “Não achei a primeira opção que ele queria, só a segunda. Era a do Coringa. Não vou mais procurar, pegar só essa mesmo por causa da escola”.

Para o Carnaval 2024, estão previstos pelo menos quatro edições de bloquinhos para a criançada. O bloco “Greiosinha” acontecerá no dia 11 de fevereiro, na Praça Cívica, a partir das 18h, seguido pelo Bloco Greiosa Orquestra Infantil e ainda vai contar com atrações como Skarimbó, Dusouto, Orquestra Greiosa e Chico César. No dia 13 de fevereiro está prevista a apresentação do Bloco Infantil de Parnamirim, às 16h, com Jamilly. O Bloquinho da Naty, do Natal Shopping, também acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, com ações na praça de alimentação e no alpendre do espaço.

Faturamento
De acordo com pesquisas do Instituto Fecomércio RN (IFC), a data deve injetar mais de R$ 501 milhões na economia do Rio Grande do Norte – um aumento de 7,28% em relação a 2023, quando a projeção foi de R$ 467 milhões.

Além disso, mais da metade dos consumidores de Natal (51%) e Mossoró (51,7%) pretende ir às compras durante a festa. Com relação às despesas, a pesquisa mostra que 45% dos consumidores planejam gastar mais, indicando uma disposição para investir mais no Carnaval em comparação com o ano passado. Outros 23,5% disseram que vão desembolsar valores iguais ao ano passado e 31,4% afirmaram que vão desembolsar valores menores que 2023. O destaque é o crescimento da intenção de consumo por acessórios, como fantasias e adereços, subiu de 7,9% em 2023 para 20,2% em 2024.

“Estamos esperando um grande crescimento no gasto médio de cada pessoa, algo em torno de 16% em Natal e de 8% em Mossoró. Isso é muito animador, principalmente para os pequenos empresários que vivem do comércio de rua, já que este ainda é o principal local das compras de carnaval”, ressaltou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Para mapear o perfil dos consumidores e a intenção de consumo durante o carnaval, o Instituto Fecomércio RN (IFC) ouviu 610 natalenses e 502 mossoroenses, entre os dias 10 e 21 de janeiro de 2024.

Tribuna do Norte

Limpa Mil