A copa do Nordeste 2024 tem início neste sábado (3) com 16 clubes participantes. Desses, dois são potiguares, o ABC e o América. O Alvirrubro estreia primeiro e entra em campo logo amanhã, contra o Fortaleza, no estádio Castelão, na capital alencarina. A partida começa às 16h (Brasília).

Pela primeira vez, na história do torneio regional, a equipe de arbitragem será 100% composta por mulheres. Ruthyanna Camila Medeiros da Silva, da Paraíba, será responsável por arbitrar. A paraibana será auxiliada pela alagoana Brigida Cirilo Ferreira, da FIFA, e a pernambucana Karla Renata Cavalcanti de Santana.

O time americano, comandado pelo técnico Marquinhos Santos deverá manter a base do Campeonato Estadual. A equipe até aqui não sabe o que é perder e a defesa tem sido elogiada pelo comandante. “Nós rodamos bastante o grupo e temos observado que não tomamos gols. Isso é importante para que o time seja competitivo”, comentou o treinador.

O time potiguar disputou cinco partidas em 2024, registrando quatro vitórias e um empate. No período, foram 13 gols marcados e nenhum sofrido. O Alvirrubro entrou em campo contra o Globo, em duelo adiado da 2ª rodada do Campeonato Potiguar. Com gols de Salazar, Giovani, Souza (2x), Rodrigo Henrique, Gustavo Henrique e Buiú, o Alvirrubro venceu por 7 a 0. Com 13 pontos conquistados, lidera o Grupo A da competição local.

A Copa do Nordeste terá a 1ª fase, que é a fase de grupos, com 16 clubes dividido em dois grupos de oito. Depois, teremos as fases de mata-mata, das quartas de final até a final. Na 1ª fase, os clubes do Grupo A enfrentarão os clubes do Grupo B em turno único. Após o término da 1ª fase estarão classificados para a fase seguinte os quatro primeiros colocados de cada um dos 2 (dois) grupos.

As quartas de final e as semifinais serão em jogos únicos, na casa do clube com melhor campanha somadas todas as fases. A final serão em dois jogos, um em cada casa dos finalistas, e quem faz o último jogo em casa é quem somou a melhor campanha contando todas as fase.

Em caso de empate em pontos ao longo das fases, os critérios de desempate obedecem a seguinte ordem:

1º. Maior número de vitórias;
2º. Maior saldo de gols;
3º. Maior número de gols pró;
4º. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
5º. Menor número de cartões amarelos recebidos;
6º. Sorteio.
O campeão da Copa do Nordeste 2024 terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025; caso o clube campeão venha a conquistar esta vaga por sua participação na Conmebol Libertadores de 2025 ou por outro critério constante no Regulamento da Copa do Brasil, passará a vaga para o clube vice-campeão, e assim sucessivamente.

Tribuna do Norte

Seridó Cadeiras