O Campeonato Potiguar de Futebol Feminino 2023 tem início neste sábado. ABC, Alecrim, Monamy, Potiguar de Mossoró, Potyguar CN e União brigam pelo título nesta edição.
O jogo de abertura será entre União e ABC, neste sábado, às 8h30. No mesmo dia, Alecrim e Potyguar CN se enfrentam às 14h30. No domingo, Monamy e Potiguar de Mossoró fecham a rodada a partir das 8h30. Todos os jogos serão no Estádio Juvenal Lamartine, em Natal.
Potiguar de Mossoró
Última equipe a entrar no estadual, o Potiguar de Mossoró vai jogar graças a uma parceria com o Serrada FC, clube amador de São Gonçalo do Amarante, que acolhe atletas de 11 a 55 anos. Marília Gabriela, presidente do Serrada, conta que a equipe ajuda “atletas com problemas psicológicos, mulheres que buscam espaço e vez no futebol. O Serrada é isso, é qualidade de vida, amizade, união e espaço para a mulher estar onde ela quiser”.
União
O União, de Extremoz, é o atual campeão estadual. De acordo com a meio-campista Gabriele, “é um time que leva a modalidade muito a sério, e leva suas atletas muito a sério. A preparação é constante, treina direto em um trabalho integral, anual”.
ABC
O ABC reativou a equipe feminina para a disputa do estadual. De acordo com a coordenadora Izabel Santos, “todas as atletas são do RN, em busca de uma oportunidade. Estamos formando uma equipe competitiva, à altura do nome do clube. Estamos fazendo uma preparação forte”.
Alecrim
Sob o comando do técnico Bernardes, o Alecrim treina no campo do Colinão, na Zona Norte de Natal. O comandante do Verdão lembra que “uma estreia é sempre muito difícil. Momento de construção de equipe é difícil, precisamos de cautela. Hoje vestimos a camisa de uma das grandes equipes do Rio Grande do Norte. Precisamos dos torcedores esmeraldinos, a nova geração que está vindo, que gosta do futebol e acompanha o futebol feminino”.
Potyguar CN
O Potyguar será comandado pela treinadora Denise Fernandes. Ela destaca que “o estádio JL está bonito, o gramado bem cuidado, (o estadual) vai ser televisionado, e acreditamos que vamos representar bem o Potyguar nessa estreia. Espero que com esse campeonato a gente possa abrir as portas do RN para que outros clubes se interessem pelo futebol feminino e que o Potyguar se estabilize neste trabalho”.
Monamy
Fundado em 1964, o Monamy está há cinco anos sob nova gestão, com investimento nas categorias de base e no feminino, com um núcleo de captação de atletas, na Arena Marrada, em Parnamirim. O vice-presidente Bruno Xavier, que já revelou atletas para diversos clubes do país, comenta que “muitos subestimam e não sabem da nossa estrutura. Estamos fazendo um trabalho com a base, vamos fazer a diferença. No Monamy temos uma metodologia de trabalho”.
Todos os jogos da primeira fase e das semifinais serão disputados no Estádio Juvenal Lamartine. O regulamento oficial do estadual feminino aponta que a disputa será em grupo único, em turno único. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais – em jogo único. Na primeira fase, os critérios de desempate serão, por ordem, o maior número de vitórias, confronto direto, maior saldo de gols, maior número de gols marcados.
Por g1 RN