Controle emocional, tempo para distrair a mente com atividades recreativas e pensamentos positivos. Essas são algumas das dicas e sugestões de psicólogos e especialistas em saúde mental para os candidatos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 05 e 12 de novembro. A prova é a principal entrada no ensino superior em todo o Brasil.

Para a psicóloga educacional Priscila Ayane, do CEI Romualdo, mesmo com estudantes tendo preparações que chegam de 4 a 7h por dia, é importante que os candidatos tenham oportunidades de lazer, prática de exercícios físicos e momentos para “desopilar a mente” para baixar a tensão e a pressão.

“Primeiro é pensar positivo, procurar às vezes estar em momentos mais calmos para que se possa retomar a trajetória de revisão, de finalização desse ciclo do pré. É preciso também tirar um tempo para si, o processo de autocuidado, de cuidar do sono, ter uma boa alimentação, pois faz toda a diferença. Tudo isso é importante e às vezes acaba sendo deixado de lado”, explica.

“A visão do estudante não pode ser de que o Enem é um fim de um ciclo, pois isso acaba gerando uma ansiedade e uma tensão. A visão precisa ser de que trata-se de uma nova trajetória. Quando conseguimos mudar essa visão e pensar nesse início de uma nova trajetória, vamos entendendo que não é o fim do mundo se a aprovação não vier nesse momento. Se vier, ótimo, pois é fruto de um esforço de toda a trajetória escolar, da preparação.

Embora no pré-Enem seja um ano que isso aconteça de forma mais direcionada para o Enem, ela começa antes”, explica.

Na avaliação de Yalle Santos, psicóloga, professora e coordenadora do curso de Psicologia na Uninassau, pais, mães e familiares precisam dar suporte aos candidatos e evitar pressões.

“Quanto aos pais e amigos, eles devem oferecer suporte emocional, não pressionar o candidato, e deixar claro que embora seja um exame importante, não é o único critério para o futuro, que há outras oportunidades e caminhos para o sucesso. Cabe à familia e amigos oferecer apoio emocional e encorajar o candidato, evitando sobrecarregá-lo com alguma preocupação ou cobrança antes da prova”, explica.

TN no Enem

A edição 2023 do TN no Enem, projeto multiplataforma do Sistema Tribuna de Comunicação em parceria com o CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, Uninassau e o Grau Técnico, oferece orientações, videoaulas e dicas para os estudantes que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, marcado para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro. A novidade para este ano é que o TN no Enem se estenderá até fevereiro para acompanhar toda a trajetória dos alunos, desde a fase de estudos, passando pela preparação nos dias de prova, até a orientação pedagógica para ingresso nas instituições de ensino. Em 2023, o Enem teve 100.702 inscritos no RN, 16,5% a mais que no ano passado.

Ao todo, serão cerca de 50 vídeos até fevereiro do ano que vem, veiculados nas plataformas do Sistema Tribuna, sempre nas terças e quintas. Além disso, o TN no Enem 2023 está oferecendo aos estudantes conteúdos que foram divididos em três fases: antes, durante e depois da aplicação do exame.

A primeira fase é focada em videoaulas explicativas de assuntos das disciplinas do Enem, além de aulas experimentais no ambiente prático, ministradas por profissionais de duas das instituições de ensino mais tradicionais do Rio Grande do Norte. A segunda etapa é voltada para a cobertura jornalística no dia da prova, enquanto que a terceira fase será direcionada para a orientação pedagógica.

Tribuna do Norte

Supermercado Recreio