De olho na temporada de 2024, o torcedor do América foi lembrado de um momento histórico do time em campo pelo perfil oficial da Copa do Brasil, nessa terça-feira (24). A página da competição nacional escolheu a classificação do Alvirrubro contra o Fluminense, dez anos atrás, representando o Rio Grande do Norte em uma série de destaque pelos estados brasileiros.

O confronto, no ano de 2014, era válido pela 3ª fase da Copa do Brasil. Decidido em dois jogos, o primeiro terminou em derrota do América por 3 a 0 na Arena das Dunas, o que dava larga vantagem ao Fluminense decidir a vaga no Maracanã. O futuro reservava desfecho diferente, no entanto.

O América saiu na frente, mas antes do fim do primeiro tempo, o Fluminense virou o jogo para 2 a 1. Com isso, o América precisaria fazer 5 a 2 no segundo tempo para se classificar fora de casa. E foi o que aconteceu.

Max, uma vez, Alfredo, duas vezes, e Rodrigo Pimpão para selar a virada histórica foram os nomes dos gols naquele segundo tempo que nunca sairá da cabeça do torcedor americano que assistiu a partida e foi testemunha de um roteiro único.

“A grande vitória no Maracanã não foi a última do América naquela Copa do Brasil. Na fase seguinte, o clube potiguar eliminou o Athletico Paranaense. A campanha só terminaria nas quartas, contra o Flamengo. Mas a história já estava feita”, escreveu o perfil da Copa do Brasil no X, antigo Twitter.

Até hoje, aquela é a melhor campanha de um time potiguar na competição, ao lado do ABC (também em 2014) e Baraúnas (2005), todos chegando às quartas de final.

Tribuna do Norte

Limpa Mil