Um projeto ambiental realiza a soltura de filhotes de tartaruga na Praia de Caraúbas, em Maxaranguape, no litoral potiguar. Neste fim de semana, turistas de todo o estado visitaram a praia para acompanhar a soltura.
Cerca de 125 filhotes de tartaruga de pente foram soltos. Há cerca de 60 dias, os ovos foram depositados num berçário natural na mesma localidade. A cada 1 mil tartarugas que vão para o mar, apenas uma consegue sobreviver por 25 anos, tempo médio necessário para começar a reproduzir. O momento da soltura foi celebrado pelos profissionais do projeto e pelo público, composto de adultos e crianças.
Antes de soltarem os filhotes na areia, os pesquisadores do projeto “Tartarugas ao Mar” mostram de perto os animais, explicam o motivo da soltura e falam sobre a importância da preservação da praia.
“É um momento de conexão do ser humano com a natureza, nós ativamos um conceito de amor. É importante sensibilizar as pessoas, educá-las sobre a importância das tartarugas-de-pente”, disse o biólogo Lucas Silva.
Ele explicou ainda que as tartarugas que vão para o mar aberto contam com identificação. Portanto, é possível saber quais delas nasceram no RN.
Com informações do Agora RN e g1