Search
Close this search box.

Estudantes da UFRN viajam ao Seridó potiguar por condições ideais para observar eclipse solar

Um grupo de sete alunos e dois professores do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram uma missão observacional para acompanhar o fenômeno do eclipse solar anular, visto na tarde deste sábado (14), na cidade de Caicó, na região Seridó potiguar.

A viagem ao local ideal para observação no estado, de acordo com o próprio grupo, foi coordenada pelo astrônomo José Dias, professor da turma, e já estava planejada há alguns meses. O estudo faz parte da área de pesquisa de astrofísica.

Segundo ele, alunos e professores estudaram condições climáticas de diversos municípios do Rio Grande do Norte até decidirem promover a expedição para o Seridó. “Estudamos cenários em diversas cidades potiguares e chegamos a conclusão de que Caicó seria o local que reuniria condições para uma missão perfeita de observação”, disse.

Um meteograma é um conjunto de gráficos que apontam a previsão de comportamento de alguns parâmetros do tempo. Entre eles, podem ser temperatura, umidade, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento, quantidade de precipitação ou cobertura de nuvens.

“Depois das análises, percebemos que em outras cidades havia risco de comprometimento da visualização, com exceção aqui, onde viemos”, ressaltou o professor.

Com a decisão, o grupo viajou de Natal, capital potiguar, até Caicó e se estabeleceram em um sítio conhecido como Casa-Forte do Cuó, em uma área de mata, onde concluíram o estudo do fenômeno.

Por g1 RN

Construções Recreio